Até sexta-feira (28/11), os fotossensores localizados nas imediações do Viaduto do Trabalhador, na BA-535, estarão em funcionamento. A iniciativa, que tem o objetivo de reduzir os índices de acidentes e garantir segurança a pedestres e motoristas, ainda contempla instalação de placas educativas a 100 metros do local.
As intervenções são resultados de parceira entre Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), o Departamento de Infra-Estrutura do Estado da Bahia (Derba), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), empresas do Pólo Petroquímico e lideranças comunitárias.
De acordo com o projeto, cabe ao Derba ligar o equipamento e colocar as placas, já que a estrada, mais conhecida como Via Parafuso, é estadual. Segundo o diretor de logística do órgão, José Rodrigues, com o fotossensor e as sinalizações, será possível fazer a retirada dos três redutores de velocidades, deixando apenas um.
A iniciativa ainda contempla relocação do ponto de ônibus para a avenida Jorge Amado, instalação de defensas nas imediações do viaduto, reforma e adequação da passarela com instalação de grades, nova pavimentação e iluminação e uma intensa campanha educativa com faixas e distribuição de panfletos. A Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) deve apresentar o cronograma de obras nos próximos dias.
Dados da Superintendência indicam que até junho foram registrados cerca de 20 acidentes nas imediações do viaduto. Depois das medidas emergenciais nenhuma ocorrência foi feita.
A BA-535 é uma das principais vias de acesso a Camaçari. Pela estrada circulam, em média, 12 mil veículos. Outra importante rodovia de acesso ao Município é a BA-093, que liga Camaçari a BR-324. Mais de 17 mil veículos passam diariamente pelo local.

Sistema de monitoramento reduz acidentes com pedestres -