A Prefeitura de Camaçari realiza, na próxima semana, o 1º Fórum Metropolitano sobre Violência. O evento, promovido pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), acontece na Cidade do Saber, nos dias 17 e 18 de maio, e deve atrair autoridades e representantes da sociedade civil de outros 12 municípios da Região Metropolitana.
O Fórum tem como proposta discutir as diversas formas de violência através de palestras, painéis, debates e apresentações culturais a serem realizadas no Teatro, auditórios e no Foyer da Cidade do Saber.
Após a abertura oficial do evento, marcada para 8h30, no Teatro da instituição, o doutor e professor de Filosofia da UFBA, Antônio Saja, ministra a palestra magna sobre Conflitos, Violência e Atualidades. No mesmo dia, às 13h30 será realizado o painel Desigualdade Social e Violência, mediado pela coordenadora do Juspopuli, Vera Leonelli. As atividades do primeiro dia encerram às 16h30, após uma apresentação cultural e um coquetel.
Na quarta-feira (18/05), as atividades do Fórum serão abertas com uma apresentação cultural no foyer do Teatro, às 8h. Em seguida, os participantes se dividem em dois painéis que ocorrem simultaneamente, nos auditórios 01 e 04 da Cidade do Saber.
No primeiro painel será debatido o tema Adolescente e Ato Infracional e no segundo, o tema Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Os painéis serão mediados pelo psicólogo do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), André Batista, e pela coordenadora do Creas, Raimunda Alves, respectivamente. O evento encerra às 11h30.
De acordo com a Sedes, o Fórum foi idealizado a partir da realização de colóquios promovidos pelo Creas, em escolas e nos bairros de Camaçari. Com base na experiência, a Secretaria sentiu a necessidade de expandir a discussão em nível metropolitano.
Para isso, a Sedes contou com o apoio do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), instituição presidida pela secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade.
Fórum sobre Violência acontecerá na Cidade do Saber -