Mais de 600 pessoas entre especialistas, técnicos, profissionais de administrações federais, estaduais e municipais participam, nos dias 13 e 14 de novembro, do 5º Fórum Nacional da Defesa Civil. O encontro, que acontece na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, debate as carências, diretrizes e a implementação de uma política nacional de Defesa Civil.
O ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, participa do primeiro dia do evento com a palestra Defesa Civil como Instrumento de Cidadania. O Fórum encerra 14 de novembro, com a discussão sobre a Importância da Defesa Civil na Administração Municipal, ministrada pelo prefeito Luiz Caetano.
Camaçari é referência no Norte/Nordeste em políticas de Defesa Civil. O Município realiza, junto à comunidade, palestras, simulados, trabalho de prevenção contra afogamentos, acidentes e o uso indevido de fogos de artifício.
Para reduzir os impactos decorrentes das chuvas, os 150 profissionais do órgão realizam, constantemente, intervenções estruturais como a dragagem do rio Camaçari, a construção de redes pluviais, de canais e o melhoramento da drenagem do Município.
A política de prevenção está sendo ampliada com a criação dos núcleos comunitários de Defesa Civil (Nudcs) e do projeto Defesa Civil Mirim, que desenvolve trabalho de conscientização ambiental nas escolas da rede municipal.
INSCRIÇÕES
Os municípios participantes também podem inscrever projetos sobre as experiências desenvolvidos pelo órgão das determinadas cidades. Os cinco melhores fazem exposição nos dois dias de atividades.
O Fórum Nacional da Defesa Civil é aberto a toda população. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente através do site www.defesacivil.ba.gov.br ou do link www.camacari.com.br. Cerca de 300 pessoas já garantiram participação no evento.