Fórum Nacional debate defesa civil e cidadania

Iwwa Agência
Publicado 09/10/2008 09:10:14

Nos dias 13 e 14 de novembro, acontece em Camaçari, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, o 5º Fórum Nacional de Defesa Civil. Os interessados devem realizar as inscrições gratuitas através do site www.defesacivil.camacari.ba.gov.br.

Este ano, o evento vai contar com a participação de 600 pessoas e discutirá as diretrizes e implementação da política nacional de defesa civil, para diagnosticar mudanças e apreciar as experiências de sucesso desenvolvidas nos municípios brasileiros.

Com o tema central Defesa Civil como Instrumento de Cidadania, o fórum contará coma presença de técnicos de órgãos de proteção ao meio ambiente, profissionais de administrações federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, sociedade civil e diversas áreas. O evento é promovido pela Defesa Civil Nacional.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Silvestre Oliveira, este será um grande acontecimento no Município Durante os dois dias da atividade, poderão ser inscritos projetos bem sucedidos e experiências cotidianas. No final serão escolhidos os melhores cinco projetos e as 10 maiores experiências do dia a dia.

De acordo com ele, a Defesa Civil de Camaçari, é considerada a maior do Norte/ Nordeste, devido ao número de servidores que possui e a infra-estrutura existente, com sede e veículos próprios, inclusive caminhões, carros e motos. O órgão realiza 51 atividades, dentre apreensão de animais de grande porte, silvestres, cães, afogamento, deslizamento de terra, doação de água potável, alagamento, salva-vidas, acidentes em meios líquidos, combate a incêndio, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia (13/11), a programação começa às 10h, com palestra sobre Política Nacional de Defesa Civil, seguida de Defesa Civil como Instrumento de Cidadania, ministrada por Waldir Pires, e Gestão Pública e Defesa Civil. Ás 14h, os trabalhos são retomados com debate sobre Como atuar na conscientização do cidadão quanto a preservação ambiental, finalizando às 16h, com um painel sobre Defesa Civil na Escola.

Na sexta-feira (14/11), prosseguem as atividades com palestras às 9h sobre Aspectos psicodinâmicos em intervenção da Defesa Civil, Atuação do psicólogo em Defesa Civil, Comunicação e percepção de riscos e O profissional de engenharia na Defesa Civil.

No turno da tarde, acontecem painéis sobre Produtos Perigosos, Sobrevivência no Semi-Árido, Prevenção em área de risco, Pólo Petroquímico de Camaçari e Ações preventivas da Defesa Civil na Bahia.

O prefeito Luiz Caetano encerra o evento, com palestra sobre a importância da Defesa Civil na administração municipal, finalizando com a leitura da Carta de Camaçari.

Foto: Arquivo Ascom

Encontro acontece na Cidade do Saber Raymundo Pinheiro -

Mais Notícias

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil pelo 199

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil p...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.