Durante a abertura do 14º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA), o prefeito de Camaçari e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, pediu a união de todos em prol de uma educação pública de qualidade.
Ainda segundo Luiz Caetano, os dirigentes devem combater a burocracia presente nas instituições de educação municipal, já que contribuem para prejudicar o andamento da gestão educacional.
O encontro, que tem como objetivo discutir a implementação de políticas públicas de educação e formas de melhorar a qualidade do ensino básico, foi aberto terça-feira (12/04) e prossegue até quinta-feira (14/04), no auditório da UPB, no CAB (Centro Administrativo da Bahia). O evento é voltado para os secretários municipais da educação das 417 cidades do estado da Bahia.
Durante os três dias, serão abordadas questões relacionadas à educação brasileira, a exemplo do novo Plano Nacional de Educação, as diretrizes curriculares do Programa de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública e de Educação Infantil), Gestão Democrática na Educação, a nova versão do Plano de Ações Articuladas e o piso nacional dos professores. No último dia será realizada ainda uma assembléia para eleição da Diretoria e do Conselho de Representantes da UNDIME/BA para o biênio 2011/2012.
Para o secretário da Educação de Camaçari, Luiz Valter de Lima, que além de presidente da UNDIME-BA também é vice-presidente da Instituição na região Nordeste, debater a educação no estado ajuda a diversificar questões técnicas e políticas de cada região. “Não se faz educação sem união e fortalecimento. Camaçari tem avançado cada vez mais na formulação de políticas educacionais”, ressalta.
Na ocasião, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, não poupou elogios ao sistema educacional de Camaçari. “Percebo sensibilidade nos trabalhos realizados pela administração municipal de Camaçari, sobretudo no cuidado com educação”.
Para o representante do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, “esses encontros oportunizam o diálogo com os dirigentes, no sentido de facilitar a construção de políticas públicas que atendam a todos”.
Este ano, o encontro nacional da UNDIME, acontece na Bahia, no mês de julho, com data a ser divulgada posteriormente.