Fórum discute investimentos e futuro do Pólo Industrial de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 13/03/2012 12:03:55

Durante a abertura do Fórum Camaçari, Polo de Oportunidades, na manhã desta terça-feira (13/03), o prefeito Luiz Caetano sugeriu a criação do Escritório do Desenvolvimento para orientar as pessoas da cidade e de outras localidades que vêm ao Município atraídas pelas oportunidades de trabalho geradas pelo Polo Industrial.

Na ocasião, Luiz Caetano destacou que a idéia central do Fórum é extrair propostas que favoreçam o desenvolvimento do Município, além de identificar oportunidades “para consolidar cada vez mais Camaçari como a cidade do empreendedorismo”.

Realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), o Fórum Camaçari, Polo de Oportunidades prossegue nesta quarta-feira (14/03), na Cidade do Saber, e tem entre os objetivos identificar e discutir as oportunidades geradas no Polo Industrial de Camaçari, assim como formar mão de obra local qualificada para atender as demandas da nova cadeia produtiva.

Cerca de 150 pessoas participaram da abertura do evento, que reuniu representantes da administração municipal, do empresariado local, do Polo Industrial e de instituições de ensino.

Para o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, um dos idealizadores do evento, o Fórum possibilita a integração entre o empresariado local e representantes das empresas do Polo Industrial, além de oferecer novos caminhos para a formação de profissionais e qualificação da mão de obra local.   

O superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, Paulo Roberto Guimarães, que na ocasião representou o secretário James Correia, parabenizou a todos os idealizadores do Fórum pela iniciativa. “É bastante oportuno um evento desta natureza. Essas discussões devem deve ser contínuas para que as empresas que irão se instalar no Município também contribuam”.

Os debates tiveram início às 9h30 com a formação da mesa redonda sobre Perspectivas de Desenvolvimento Econômico e Social de Camaçari para os próximos 5 anos. À tarde, os trabalhos retomaram com o workshop sobre Polo Acrílico, apresentado por profissionais da Basf.   

O objetivo é discutir as oportunidades para o desenvolvimento da nova cadeia produtiva gerada pelo Complexo Acrílico da Basf e a integração com parceiros e fornecedores locais.

O segundo dia do Fórum (14/03) começa com o workshop Comércio, Serviços e Turismo, às 8h30, no auditório 4 da Cidade do Saber. Desta vez, o objetivo é identificar e discutir as necessidades e oportunidades do setor e a integração com novos empreendimentos instalados no Polo Industrial.

O workshop Qualificação de Fornecedores e Formação de Mão de Obra começa a partir das 13h30. Na ocasião, serão discutidas as necessidades e demandas por serviços e mão de obra, bem como as alternativas para a qualificação de empresas e a formação de profissionais para atender o novo ciclo de desenvolvimento econômico e social do Município.

Ao final dos trabalhos, será formada uma comissão para elaboração de um documento, chamado Agenda Positiva, que, após analisado, será entregue às autoridades para acompanhar a implantação das medidas propostas.

PRESENÇAS

A solenidade de abertura foi acompanhada pelos secretários do Governo, Francisco Franco, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Educação, Luiz Valter Lima, da Habitação, Djalma Machado, da Fazenda, Paulo Cézar, da Cultura, Vital Vasconcelos, e da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira.   

Marcaram presença ainda os presidentes da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e da CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas), Luciano Sacramento e Pedro Fayla, respectivamente, além do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim.

Também estiveram presentes representantes do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), do IEL (Instituto Evaldo Lodi), da Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial) do Estado, da Desenbahia, além de dirigentes de entidades públicas e representantes das empresas Basf, Bahiagás e Kimberly Clark.

Slideshow | 5 fotos

Fórum discute investimentos e futuro do Pólo Industrial de Camaçari

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.