Fórum defende criação de Conselho de Defesa Civil

Iwwa Agência
Publicado 13/11/2008 10:11:07

A criação do Conselho de Gestores Municipais de Defesa Civil da Bahia e a implantação de uma estrutura eficaz para a área foram os principais assuntos debatidos no segundo e último dia do 5º Fórum Nacional de Defesa Civil, realizado em Camaçari. O Conselho, que tem objetivo de reforçar as políticas do órgão no estado, vai atuar junto às Câmaras Municipal e Estadual.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ademar Lopes, a idéia é motivar a criação dos Conselhos em outros estados para, a partir daí, criar a Federação Brasileira. “O Fórum cria mecanismos que contribuem para o desenvolvimento de ações que fortaleçam a área em todo território nacional”, informa.

O tema central deste ano é Defesa Civil como Instrumento de Cidadania. Representantes de 62 cidades e 17 estados brasileiros participaram do evento. Para o diretor do departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil, José Luis Fernandes, o fórum se reveste em cima de boas práticas.

Ele lembra que a Defesa Civil tem papel fundamental em ações preventivas e de combate a desastres. “Para evitar acidentes é necessário que cada município tenha o órgão atuante e, se preciso, solicite ajuda estadual e federal como é o caso do Parque Nacional da Chapada Diamantina que já teve boa parte do território destruído pelo fogo”, explica.

Apesar do crescimento, o órgão ainda enfrenta alguns desafios como a necessidade de criação de uma carreira para quem trabalha na área e a inserção do órgão nos orçamentos anuais nos níveis municipal e estadual.

Para o coordenador estadual da Defesa Civil de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Gestores, Márcio Luiz Alves, Camaçari sai na frente e pode ser considerada modelo em se tratando de políticas públicas para Defesa Civil. “A Coordenação do Município é uma das mais preparadas do Brasil, seja em termos técnicos, humanos ou de estrutura” afirma.

Márcio, que já representou o Brasil em importantes congressos internacionais, lembra das conquistas da Defesa Civil no país. “Até 2005, o Brasil não tinha representatividade. Mas hoje, deixou de ser receptor para se transformar em um importante doador de ajuda como o apoio humanitário que estamos dando a Cuba e Haiti”, explica.

O país sedia, no próximo ano, a Conferência da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao todo, 35 países participam do evento que discute mecanismos de ajuda internacional.

EXPERIÊNCIAS
O Fórum Nacional, realizado em Camaçari, ainda abre espaço para apresentação de experiências municipais. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Gestores, Márcio Luiz Alves, a Defesa Civil do Município tem práticas e iniciativas como as atividades de apreensão de animais pouco vista em outros órgãos. “O mais importante é que a população ver e reconhece os serviços. Isso é surpreendente”.

Para o coordenador municipal de Rio do Sul (SC), Alécio Pereira, a estrutura de Camaçari é considerada ótima. Enquanto o município catarinense, com 60 mil habitantes, conta com cinco homens trabalhando, podendo chegar a 50 em caso de desastre, o Município baiano tem hoje, aproximadamente, 150 servidores e possui infra-estrutura eficaz com sede e veículos próprios, inclusive caminhões, carros e motos.

Os profissionais realizam 51 serviços entre apreensão de animais de grande porte, resgate de vítimas em acidentes de trânsitos, afogamentos, combate a incêndio, deslizamentos de terra e alagamento.

O órgão ainda faz, junto à comunidade, trabalho educativo e preventivo com palestras e simulados contra afogamentos, acidentes e o uso indevido de fogos de artifício. As ações de prevenção estão sendo ampliadas com a criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudcs) e do projeto Defesa Civil Mirim que desenvolve trabalho de conscientização ambiental nas escolas da rede municipal.

Foto: Nelinho Oliveira

Encontro reúne representantes de 62 cidades e 17 estados -

Mais Notícias

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe em Barra do Jacuípe

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe...

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm importante parceria

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm im...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us