Fórum debate políticas públicas para o meio ambiente

Iwwa Agência
Publicado 17/06/2008 11:06:20

Camaçari desenvolve trabalho integrado para manter o diverso ecossistema que compõe o Município. O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), o código urbanístico, fiscalização de áreas degradadas, as obras de saneamento básico são algumas das ações desenvolvidas para preservar e cuidar da natureza.

A preservação do meio ambiente é prioridade, mas a população também precisa mudar os hábitos. “Desligar a torneira e evitar muito gasto de energia são algumas atitudes do dia-a-dia que ajudam o ecossistema”, aconselha o secretário do Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Gestão, Roque Werlang, na abertura do 1º Fórum Ambiental de Crescimento Ecossustentável, realizado nesta terça-feira (17/06), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

O trabalho da Prefeitura, as formas de preservação desenvolvidas pelas empresas que compõem o complexo industrial e os cuidados da população foram algumas das questões tratadas pela manhã.

O superintendente geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Guimarães Pereira, realizou palestra sobre os 30 anos do pólo e como as indústrias podem ajudar no desenvolvimento sustentável.

Segundo o dirigente do Cofic, “muitos países utilizam energia alternativa como eólica e solar para não agredir o meio ambiente e nós também podemos utilizar”. O Cofic ainda tem projeto para plantar cerca de mil mudas da planta camaçary na via Parafuso.

Para o prefeito Luiz Caetano o fórum é uma excelente oportunidade para o poder público, empresariado e sociedade debaterem políticas de preservação do meio ambiente. “Hoje, Camaçari possui ferramentas que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, a exemplo do PDDU e do código urbanístico ambiental. Não adianta ter crescimento sem ter sustentabilidade”.

À tarde aconteceram palestras sobre Política de Educação Ambiental no Estado da Bahia, Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Periféricas, Permacultura, Projeto de Recuperação dos Manguezais e da Fauna Silvestre de Camaçari. O evento é organizado pela Seplan, em parceria com as secretarias de Agricultura e Pesca (Seap), Saneamento (Sesan), Turismo (Setur) e a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

Também participaram da abertura do 1º Fórum Ambiental os secretários Domingos Barbosa (Seap), Djalma Machado (Seinc), Everaldo Siqueira Alves (Sesan), Waldy Freitas (Sehab) e Ademar Lopes (Defesa Civil).

AÇÕES PRÁTICAS
O Município ainda está recuperando o Morro da Manteiga, com a plantação de gramas e árvores, e revitalizando todo Horto Florestal, que não terá nenhuma árvore derrubada. As ações reforçam o meio ambiente e garantem espaços mais seguros e agradáveis à população.

Mais Notícias

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.