Aconteceu nesta quarta-feira (22/05), no Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), o 2º Fórum para debater problemas vividos por pessoas com deficiência. A proposta do Centro é fazer um levantamento para identificar o número de portadores de necessidades especiais e as respectivas deficiências.
Realizada pelo Ciat, através da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico) em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação) e a Sesau (Secretaria da Saúde), o evento tem também o objetivo de debater as formas de capacitar e incluir os portadores de deficiência no mercado de trabalho, buscar soluções para questões de acessibilidade nas vias públicas e banheiros, assim como facilitar o acesso à educação e saúde.
A inserção de pessoas com deficiência no mercado do trabalho também será pauta da reunião que acontece quinta-feira (23/05) com o Grupo Boticário, sobre a contratação dos profissionais que vão trabalhar na unidade.
Na avaliação de Elton Brito, presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, as empresas não estão preparadas para receber pessoas com deficiência no quadro funcional, mas o fórum representa um avanço por estimular o debate sobre a inclusão social e no mercado de trabalho.
No dia 29 de maio haverá a terceira edição do Fórum. O evento acontece às 11h no Ciat. Na ocasião, serão criados grupos para a execução do levantamento de dados relacionados aos deficientes.