O sistema de saúde de Camaçari é construído com a participação de todos. Prova disso é o fórum que acontece na próxima quinta-feira (04/12), quando a Secretaria da Saúde (Sesau) discute com os profissionais propostas para melhorar o atendimento oferecido no Município.
Cada unidade de saúde elegeu quatro representantes para participar do encontro. A estimativa é de que mais de 200 pessoas participem dos debates, que acontecem na Casa do Trabalho, das 8h às 17h.
No fórum, serão definidas propostas em relação aos problemas apontados pela população e profissionais. Os pontos definidos serão validados no dia 16, durante o seminário A Saúde que queremos, a ser realizado na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
O seminário vai contar com a presença do prefeito Luiz Caetano, a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, trabalhadores e representantes do Conselho Municipal.
PARTICIPAÇÃO
A Sesau tem trabalhado ativamente com a comunidade para saber qual a impressão do usuário em relação aos serviços oferecidos. Através das reuniões da temática Saúde no Orçamento Participativo, é possível perceber quais as expectativas da população.
Foram realizados, recentemente, encontros nas 39 unidades de saúde para discutir possíveis problemas do sistema. A Atenção Básica também realizou um questionário para avaliar qual a impressão dos profissionais em relação à saúde de Camaçari.
O sistema de saúde do Município é reconhecido no âmbito estadual e nacional. A administração tem construído, junto com a comunidade, um serviço mais humanizado e acessível à população.
Ações que podem parecer simples, como instalações de máquinas de cafezinho (longo e expresso), climatização dos ambientes e sacolas para remédios, fazem uma grande diferença para os usuários.
A Sesau adquiriu novos móveis, ar condicionado, equipamentos de informática, cadeiras confortáveis, televisão, aparelho de som e bebedouros para as unidades de saúde.
Além das melhorias notadas na infra-estrutura, a valorização dos profissionais também pode ser destacada. São oferecidos cursos, capacitações e outras ações para aumentar a auto-estima dos profissionais e melhorar a relação médico e paciente.

Encontro debate qualidade e melhores condições de trabalho -