O prefeito Luiz Caetano participou, neste sábado (24/09), da formatura da primeira turma da UAB (Universidade Aberta do Brasil) do pólo de Camaçari. A graduação dos 14 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia foi possível graças a parceria entre o Município e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Na cerimônia, marcada por muita emoção, o gestor municipal e paraninfo da turma afirmou que a educação de qualidade transforma a sociedade. “Graças aos projetos educacionais desenvolvidos em Camaçari, a exemplo das aulas de iniciação musical, o Museu de Ciência e Tecnologia e a Cidade do Saber, crianças e jovens do Município estão sendo preparados para o futuro”, declarou Caetano.
Ainda segundo o prefeito, os trabalhos voltados para a melhoria da educação em Camaçari são contínuos. Entre os exemplos citados por Luiz Caetano estão o projeto Avança Educação, que será lançado na segunda-feira (26/09), a qualificação dos educadores, por meio do plano de carreira do magistério, cursos e treinamentos, além da oferta de vagas para graduação e pós-graduação. Em breve, também serão oferecidas vagas para mestrado e doutorado para os docentes.
Em nome dos colegas, a oradora da turma, Luciene Fonseca, agradeceu a atenção do prefeito e, principalmente, a oportunidade de ingressar na faculdade. A turma também prestou uma homenagem póstuma a Lúcia Mércia, estudante que fazia parte do grupo.
“Nos orgulhamos de ter a Cidade Técnico Universitária, que abrigará campus das principais universidades da Bahia, principalmente a UFBA”, salientou o patrono da turma, o secretário da Educação de Camaçari, Luiz Valter de Lima.
O pró-reitor adjunto de graduação, Adilson Pereira, que representou o reitor da UFOP, João Martins, elogiou a estrutura e a equipe do pólo da UAB de Camaçari.
Também participaram da cerimônia de formatura uma comitiva da UFOP, formada pela vice-diretora do Centro de Educação Aberta a Distância (CEAD), Marger Ventura, a coordenadora pedagógica Tânia Garbin, além do coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia, Milton Rosa.
UAB CAMAÇARI
A Universidade Aberta do Brasil, implantada no Município há quatro anos, oferece vagas para o ensino superior através de cursos a distância.
Atualmente, o polo de Camaçari disponibiliza cursos de graduação em Letras, Matemática, Pedagogia, Computação, Administração Pública, Sistema de Informação e Geografia. Também são ofertados cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de Saúde, Gestão Pública e Educação.
Os cursos são realizados graças a uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari, UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UFBA (Universidade Federal da Bahia), (UFRPE) Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba).