Formação prepara profissionais

Iwwa Agência
Publicado 05/08/2014 03:08:23

Teve início, na manhã desta terça-feira (05/08), na sala de videoconferência da Cidade do Saber, a formação de professores dos anos finais e monitores de informática para a MOVE (Mostra de Vídeo Estudantil). A iniciativa contempla 80 profissionais de 32 escolas da rede municipal e visa prepará-los para atuarem como multiplicadores do projeto nas escolas.  

Com 25 horas/aula, a capacitação prossegue até quinta-feira (07/08) e aborda assuntos como desenvolvimento de roteiro, preparação de elenco, filmagem e edição, tudo direcionado para o formato audiovisual. A formação é ministrada pelo professor de teatro da Rede Anísio Teixeira e coordenador de conteúdos da TV Anísio Teixeira, Nildson Veloso, e pelos coordenadores do Programa de Inovação Tecnológica da Seduc (Secretaria de Educação), os professores Marcus Leone e Regiane Coelho.   

Há quatro anos como professora do Município, Valdirene Nascimento considera o projeto inovador, “pois utiliza as novas tecnologias com cunho pedagógico”, afirmou. A docente lembrou que “este é o momento mais significativo do meu trabalho e permite ao profissional buscar métodos além do tradicionalismo em sala de aula”, observou a educadora do Centro Educacional Reitor Edgard Santos e da Escola Edvaldo Boaventura. 

O monitor de informática da Escola Municipal Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, Vander Soares, também participou da capacitação e considera o projeto importante. “A aprendizagem fica mais atrativa, além de ser mais uma forma dos alunos interagirem com novas tecnologias”, disse.

A formação de professores e monitores de informática é promovida pela Seduc, por meio da CGTI (Coordenadoria de Gestão, Tecnologia e Inovação). A ação faz parte do Programa de Inovação Tecnológica Educacional da referida Secretaria.

PROJETO

A MOVE (Mostra de Vídeo Estudantil) é um projeto educacional da Seduc, cujo objetivo é fomentar a produção e difusão de vídeos estudantis no Sistema Educacional do Município, atrelando aspectos pedagógicos e tecnológicos em um processo de construção colaborativa e interdisciplinar.   

Para participar da MOVE, os alunos devem estar devidamente matriculados e assíduos na escola. Neste primeiro ano, o tema trabalhado será A Interculturalidade e a produção audiovisual deve ser uma realização colaborativa entre professores, estudantes e monitores de informática de cada unidade escolar.

A primeira seletiva acontece na unidade de ensino, da qual sairá um vídeo representante para concorrer na disputa interescolar da MOVE. Todo o processo de trabalho será registrado em um diário virtual no blog da escola e disponibilizado pelo Portal Aprender da Seduc.

Os cinco vídeos finalistas da primeira seletiva serão apresentados para uma comissão multidisciplinar, formada por professores e especialistas na área, na final do MOVE, que acontece no dia 28 de novembro, em local a ser definido. Os três melhores trabalhos serão premiados. 

Slideshow | 3 fotos

Formação prepara profissionais

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.