Humanizar a saúde e dar mais visibilidade aos anseios da população. Com essa proposta, nascem os Conselhos Locais de Saúde do Município, que contam com total apoio e incentivo da Prefeitura de Camaçari.
A meta é que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) tenham conselhos formados.
Até o momento, existem cinco conselhos empossados, três eleitos e três em processo de eleição. Os órgãos discutem as políticas públicas de saúde na unidade que representam, resgatam a cidadania e ajudam a administração municipal a identificar as necessidades de cada localidade.
De acordo com Soane Almeida, assessora técnica da Secretaria da Saúde (Sesau) e responsável pela mobilização para a criação dos conselhos, a iniciativa possibilita um maior entendimento das comunidades sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), além de fiscalizar e planejar as ações em saúde no bairro.
Para o membro do Conselho Municipal de Saúde e agente de combate às endemias, Luciano Santos, a mobilização social faz com que a comunidade tenha a possibilidade de indicar as urgências na unidade de saúde. Ele acredita que Camaçari tem se destacado nesse aspecto.
Os conselhos são formados por 16 representantes da comunidade e 16 profissionais da unidade de saúde, entre suplentes e titulares. Depois de eleitos, eles passarão por capacitação.
Além de Camaçari, apenas Vitória da Conquista e Amargosa possuem conselhos locais de saúde no Estado.
A criação dos conselhos locais de saúde no Município atende a orientação do governo federal. Camaçari conta também com o Conselho Municipal de Saúde, responsável por deliberar e tratar de forma mais ampla a saúde da cidade.
Entidade auxilia na construção de políticas públicas -