A final do projeto A Máquina do Som, em Camaçari, acontece sábado (20/09), às 15h, no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Os classificados disputam a grande final em Salvador, onde também participam estudantes de Salvador, no entanto a data ainda não foi definida.
No Município, o programa foi dividido em cinco edições, realizadas quinzenalmente. O projeto tem um formato de programa de auditório e conta com a participação de dois apresentadores, que expõem artes musicais, teatrais, poesias e dança.
Competem os quadros Música e Guitarrista. Além do troféu, o vencedor do primeiro quadro ganha um contra baixo, uma bateria e uma guitarra. O campeão do Guitarrista recebe uma guitarra. A competição ainda contará com a apresentação dos quadros Fora de Série, Dança e Teatro, que participam como atrações do dia.
O programa também inclui estudantes de Dias D´Ávila. A avaliação das apresentações é feita por uma comissão do teatro da Cidade do Saber, da produção do projeto e uma equipe da secretaria municipal da Educação (Seduc).
A entrada é um quilo de alimento não perecível, que pode ser trocado na bilheteria do teatro da Cidade do Saber, até sexta-feira (19/09), das 14h às 18h, ou no dia do evento, das 14h às 15h. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições beneficentes.
A Máquina do Som é um projeto cultural de caráter pedagógico que tem o objetivo de promover, por meio da arte e da cultura, a integração entre alunos de escolas públicas e particulares. Atende estudantes matriculados da 7ª série ao 3º ano.
Finalistas:
Música:
Banda Polly – Escola Municipal Gonçalo Muniz
Banda Genereshion New – Escola Edilson Souto Freire (Dias D’Ávila)
Banda Flor do Reggae Escola Amélia Rodrigues (Monte Gordo)
Banda Sublime Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Guitarrista:
Daniel Borges dos Santos – Escola José de Freitas Mascarenhas
Diego dos Tupinambás – Escola Cidade Camaçari
David Carvalho Colégio Luís Eduardo Magalhães
Nailton de Almeida Sales Escola Cosme de Farias
Fora de Série:
Maiza Maciel e Gustavo Silva Colégio CEMA
Dança:
Cats Escola Edilson Souto Freire (Dias D’Ávila)
Teatro:
Emizarlam Lima em: Adolescência, um passo para a vida Colégio José de Freitas Mascarenhas

Projeto reforça a produção cultural dos jovens de Camaçari -