Final de semana de festa na orla

Iwwa Agência
Publicado 21/01/2011 04:01:43

Cerca de três mil pessoas acompanharam, nesta sexta-feira (21/01), o cortejo religioso de uma das lavagens mais esperadas do ano, a de Monte Gordo.

A festa, realizada há 31 anos, é uma homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. A comemoração, que segue até segunda-feira (24/01), saiu da praia de Guarajuba em direção à capela que leva o nome do Santo.

Uma multidão de moradores e turistas percorreu os oito quilômetros. Os integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy e a água-de-cheiro das tradicionais baianas abriram o cortejo religioso.

O cortejo foi seguido pelo som da banda de sopro Status, que tocou diversas marchinhas carnavalescas, e pelo grupo de cavaleiros Amigos Criadores de Cavalos (ACC) de Monte Gordo.     

Para o secretário da Administração, Ademar Delgado, que representou o prefeito Luiz Caetano, “as lavagens têm um significado forte para o Município, pois resgata a cultura das localidades e eleva a auto-estima da população”.

As turistas brasilienses Vânia Olinda e Adriana Olinda ficaram emocionadas com a beleza da festa e foram unânimes em dizer que “participar de uma festejo como essa é um privilégio”.

O vereador Cleber Alves, que também acompanhou o cortejo, falou que “as manifestações do povo são sempre bem vindas”.   

A lavagem terminou em frente a igreja São Francisco de Assis, ao som do hino do padroeiro e de uma belíssima queima de fogos. Em seguida teve início a parte profana da festa, com os blocos Arrastão e Aí que Delícia, animados respectivamente, pelas bandas 8794 e Saiddy Bamba.

A noite de sexta-feira (21/01) será animada pelos grupos Oz Bambaz e Selakuatro, a partir das 19h. No sábado (22/01), a festa começa uma hora mais tarde, com as atrações Kebre +, Pagodart e Rapina.

No terceiro dia da lavagem (23/01), o público será embalado pelo pagode dos grupos É o Tchan, Com Carícia e Eco Frase, a partir das 20h. Na segunda-feira (24/01), as festividades começam às 21h, com a Banda Status e Vando Santos, que animam o Baile dos Coroas.

Também marcaram presença na lavagem, os secretários municipais das Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas e dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães.

Ainda estiveram presentes o presidente da Câmara de vereadores, José de Elísio, os vereadores Téo Ribeiro (PT), Dilson Magalhães (PSC), o deputado estadual, Bira Corôa (PT), além do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, do presidente da Comissão de Probidade Administrativa de Camaçari (Cerppa), Augusto de Paula, e da diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC), Dorilda Vasconcelos.

Slideshow | 3 fotos

Final de semana de festa na orla

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.