Camaçari sedia, até domingo (28/02), o projeto Arena Mult Esportes Escola e Cidadania. Uma fusão de esportes radicais acontecendo simultaneamente em um só lugar, na praça Ponto Certo, que tem como principal objetivo fomentar a prática esportiva e socialização entre os jovens do Município.
Aberto oficialmente às 14h30, o 1º dia da arena começou com a presença de atletas profissionais, apresentações de ginástica rítmica, orquestra de berimbau, apresentação do grupo popular samba de roda, Hip-Hop, DJs, escolinhas de skate, futebol e basquete de rua.
A iniciativa da Prefeitura, através da Associação Bom Samaritano e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte, com apoio da Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura, foi elogiada por muitos. A iniciativa é fantástica. Nossas crianças e jovens precisam disso. Praticar esportes tira os jovens da rua. Pena que são apenas três dias, declarou a secretária Maria Silva.
O público foi recebido com uma infra-estrutura que superou as expectativas. Tem tudo relacionado a esportes radicais aqui. Muito organizado e agrega diversas modalidades em um só local. Vou aproveitar para aprender skate. Nunca vi um evento assim, afirmou Jéferson Brito.
O campeão brasileiro de Skate Street, Jorge Negrete, presente na arena da escolinha de skate, falou sobre a prática da modalidade. O que eu considero mais legal é a interação que o evento proporciona.
Na escolinha de skate, os jovens terão a disposição uma equipe técnica qualificada, equipamentos e um espaço perfeito à disposição. Já na escolinha de futebol, os pequenos jogadores, entre eles alunos da escolinha da Sedel, estavam na expectativa. O pequeno Gabriel de 10 anos foi escalado para a 1º partida. Cheguei cedo e vou ficar aqui até quando puder.
Na torre de escalada e giro master (equipamento desenvolvido pela Nasa para realizar testes com astronautas ), a fila começou a ser formada logo após a abertura dos equipamentos. Sempre tive vontade, assistia na televisão e nunca tive oportunidade. Hoje serei a primeira. E melhor, de graça, comemorou a 1º da fila, Patrícia Costa.
De acordo com o presidente da Federação Baiana de Esportes Radicais, Jorge Reis, a expectativa de público é de cerca de 3 mil pessoas por dia. O primeiro dia é sempre mais tranqüilo, mas com a chegada do final de semana, o público comparece em peso para abrilhantar o evento.
Entre uma acrobacia e outra, o campeão de Bike Flat Land, Patrick Coelho, descreveu a arena como um dos maiores eventos de esportes radicais do Brasil. Aqui é a tribo do esporte. Eventos como estes devem ser freqüentes. Vou participar todos os dias.