Filarmônica 28 de Setembro completa 20 anos de tradição

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2010 12:03:45

Conhecida pela participação em eventos cívicos, em Camaçari, a Sociedade Filarmônica 28 de Setembro completa 20 anos, no dia 16 de abril. Presidida pelo mestre de música, poeta e industriário, Antonio Lima, a orquestra surgiu com a finalidade de ensinar gratuitamente música para a sociedade.O nome é uma homenagem a data de aniversário da cidade.

A Filarmônica, que possui 28 componentes com idades variadas, que exercem diferentes atividades profissionais, funciona no espaço da Casa da Criança, na Gleba B, onde são realizados os ensaios, sempre as segundas e sextas-feiras à noite.

Durante todo o ano, as terças e quintas–feiras, a Filarmônica promove, cursos de iniciação musical e técnica instrumental para instrumentos de sopro, a exemplo de trompete, trombone, trompa, clarinete e saxofone voltados para jovens e adultos.

Apreciada pela população, a 28 de Setembro está sempre presente nas atividades cívicas, religiosas, em recepção de autoridade, abertura de eventos e charangas carnavalescas.

Para complementar a atividade musical, o presidente da entidade, Antonio Lima, também fundou o Coral 28 de Setembro, há 13 anos, composto por 35 componentes e que se apresenta em ocasiões especiais. O coral ensaia toda segunda e quartas-feiras, na escola Normal de Camaçari, das 17h30 às 19h, sob a batuta do maestro Eudes Lindemberg Siqueira.

De acordo com Antônio Lima, essas entidades musicais são muito importantes, pois dão oportunidade às pessoas, de todas as idades, de aprender e aplicar os conhecimentos muiscais, sem diferenças de classe.

“Quando agregamos o jovem, evitamos que ele vá para o caminho das drogas. Considero gratificante fazer o trabalho que faço para o Município, onde já treinei mais de 4 mil pessoas, para seguir carreira profissional, sem visar retorno financeiro”, completa o músico.

Em 2010, a proposta é dar continuidade ao trabalho, reivindicando através da Secretaria de Cultura (Secult) um espaço próprio para ministrar cursos de musicalização, técnica instrumental e canto lírico nos turnos matutino e vespertino, além da reativação da orquestra Os Esquisitos.

Foto: Agnaldo Silva

Filarmônica comemora aniversário no dia 16 de abril -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.