Conhecida pela participação em eventos cívicos, em Camaçari, a Sociedade Filarmônica 28 de Setembro completa 20 anos, no dia 16 de abril. Presidida pelo mestre de música, poeta e industriário, Antonio Lima, a orquestra surgiu com a finalidade de ensinar gratuitamente música para a sociedade.O nome é uma homenagem a data de aniversário da cidade.
A Filarmônica, que possui 28 componentes com idades variadas, que exercem diferentes atividades profissionais, funciona no espaço da Casa da Criança, na Gleba B, onde são realizados os ensaios, sempre as segundas e sextas-feiras à noite.
Durante todo o ano, as terças e quintasfeiras, a Filarmônica promove, cursos de iniciação musical e técnica instrumental para instrumentos de sopro, a exemplo de trompete, trombone, trompa, clarinete e saxofone voltados para jovens e adultos.
Apreciada pela população, a 28 de Setembro está sempre presente nas atividades cívicas, religiosas, em recepção de autoridade, abertura de eventos e charangas carnavalescas.
Para complementar a atividade musical, o presidente da entidade, Antonio Lima, também fundou o Coral 28 de Setembro, há 13 anos, composto por 35 componentes e que se apresenta em ocasiões especiais. O coral ensaia toda segunda e quartas-feiras, na escola Normal de Camaçari, das 17h30 às 19h, sob a batuta do maestro Eudes Lindemberg Siqueira.
De acordo com Antônio Lima, essas entidades musicais são muito importantes, pois dão oportunidade às pessoas, de todas as idades, de aprender e aplicar os conhecimentos muiscais, sem diferenças de classe.
Quando agregamos o jovem, evitamos que ele vá para o caminho das drogas. Considero gratificante fazer o trabalho que faço para o Município, onde já treinei mais de 4 mil pessoas, para seguir carreira profissional, sem visar retorno financeiro, completa o músico.
Em 2010, a proposta é dar continuidade ao trabalho, reivindicando através da Secretaria de Cultura (Secult) um espaço próprio para ministrar cursos de musicalização, técnica instrumental e canto lírico nos turnos matutino e vespertino, além da reativação da orquestra Os Esquisitos.

Filarmônica comemora aniversário no dia 16 de abril -