Os 18 anos da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, de Camaçari, emocionou dezenas de moradores. O concerto ainda dividiu espaço com o Coral 28 de Setembro, que festejou 11 anos de história. Os shows aconteceram no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
Durante uma hora e meia a Filarmônica apresentou um repertório variado e eclético, com sucessos que incluíam desde a música popular brasileira até as canções clássicas.
O som dos 25 músicos era produzido por clarinetes, saxofones, trompas, trombones, pratos, caixa de guerra, tambores surdos, flautin, trompetes e bombardão. Ao final da apresentação, foi realizada uma homenagem aos antigos fundadores e músicos que ajudaram a construir a história da Sociedade Filarmônica.
Segundo o presidente da Filarmônica, Antônio Araújo Lima, cerca de três mil alunos já passaram pela banda. Destes, 700 se tornaram músicos profissionais.
A chance de conhecer o trabalho do grupo emocionou a Rosimeire Santos Almeida. A apresentação está linda e o repertório agrada a todos os gostos. O melhor é que nossos adolescentes trocam a ociosidade pelo aprendizado, diz a manicure.
O instrumentista industrial Edson de Brito Brandão não perde a oportunidade de prestigiar o trabalho do filho durante as apresentações da orquestra. Quando terminam os ensaios meu filho chega em casa satisfeito por ter aprendido um pouco mais sobre música. A nossa filarmônica é motivo de orgulho para população de Camaçari. Ela educa e forma grandes profissionais.
Em dezoito anos de existência, a Sociedade Filarmônica 28 de Setembro já acumula alguns títulos e segundo Antônio Lima, é considerada pelo Centro Cultural Dannemann (São Félix BA) a quinta melhor orquestra das 517 cidades baianas. Desde 1991 participa de festivais do recôncavo baiano, onde já marcou presença em dez dos 11 realizados.
O grupo é bicampeão do Festival de Música Edésio Santos da Canção, em Juazeiro (anos 1999 e 2001) e do Festival Nova Onda, em Camaçari, também em 2001. No ano de 2000 participou do Painel de Música, em Natal.

Os 25 músicos mostram repertório variado -