Filarmônica 28 de setembro comemora 18 anos

Iwwa Agência
Publicado 24/08/2008 08:08:01

Os 18 anos da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, de Camaçari, emocionou dezenas de moradores. O concerto ainda dividiu espaço com o Coral 28 de Setembro, que festejou 11 anos de história. Os shows aconteceram no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Durante uma hora e meia a Filarmônica apresentou um repertório variado e eclético, com sucessos que incluíam desde a música popular brasileira até as canções clássicas.

O som dos 25 músicos era produzido por clarinetes, saxofones, trompas, trombones, pratos, caixa de guerra, tambores surdos, flautin, trompetes e bombardão. Ao final da apresentação, foi realizada uma homenagem aos antigos fundadores e músicos que ajudaram a construir a história da Sociedade Filarmônica.

Segundo o presidente da Filarmônica, Antônio Araújo Lima, cerca de três mil alunos já passaram pela banda. Destes, 700 se tornaram músicos profissionais.

A chance de conhecer o trabalho do grupo emocionou a Rosimeire Santos Almeida. “A apresentação está linda e o repertório agrada a todos os gostos. O melhor é que nossos adolescentes trocam a ociosidade pelo aprendizado”, diz a manicure.

O instrumentista industrial Edson de Brito Brandão não perde a oportunidade de prestigiar o trabalho do filho durante as apresentações da orquestra. “Quando terminam os ensaios meu filho chega em casa satisfeito por ter aprendido um pouco mais sobre música. A nossa filarmônica é motivo de orgulho para população de Camaçari. Ela educa e forma grandes profissionais”.

Em dezoito anos de existência, a Sociedade Filarmônica 28 de Setembro já acumula alguns títulos e segundo Antônio Lima, é considerada pelo Centro Cultural Dannemann (São Félix – BA) a quinta melhor orquestra das 517 cidades baianas. Desde 1991 participa de festivais do recôncavo baiano, onde já marcou presença em dez dos 11 realizados.

O grupo é bicampeão do Festival de Música Edésio Santos da Canção, em Juazeiro (anos 1999 e 2001) e do Festival Nova Onda, em Camaçari, também em 2001. No ano de 2000 participou do Painel de Música, em Natal.

Foto: Nelinho Oliveira

Os 25 músicos mostram repertório variado -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.