Fila Zero Itinerante atende cerca de 3 mil pessoas neste sábado (6) em Monte Gordo

ASCOM
Publicado 06/08/2022 04:08:13

Um dia movimentado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo. Isto porque, com a proposta de ampliar o acesso ao programa Sesau Fila Zero, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu o serviço itinerante na localidade, neste sábado (6/8). A iniciativa visa aproximar os serviços ofertados do público contemplado pela ação, das comunidades mais afastada, como forma de facilitar o acolhimento daqueles que apresentam dificuldade de locomoção.

Em Monte Gordo, a iniciativa teve adesão positiva. Logo no início da manhã, por volta das 8h, mais de mil pacientes já haviam passado pela triagem, conforme informações de Elba Brito, Diretora de Controle e Regulação do SUS em Camaçari. “Hoje teremos um dia muito exitoso e todos os pacientes cadastrados na fila das quatro unidades, UBS Monte Gordo, [Unidade de Saúde da Família] USF Cachoeirinha, USF Barra de Pojuca e USF Coqueiros de Monte Gordo serão atendidos também”, disse ao informar que a previsão é de que cerca de três mil pessoas sejam atendidas neste sábado.

A salgadeira e moradora de Monte Gordo, Joelma Oliveira de Carvalho, soube da ação itinerante por meio de anúncio divulgado em carro de som, durante a semana. “Escutei o aviso e vim buscar a revisão da cirurgia de uma retirada de ovário, realizada em minha filha Fernanda. Ela foi encaminhada pelo Sesau Fila Zero, fez o procedimento e em um mês fez a cirurgia. Agora, graças a Deus, seguir com o atendimento e poder solicitar a revisão aqui perto de casa é uma benção”, disse Joelma ao mostrar o documento em mãos.

Lançado no dia 10 de janeiro de 2022, o Sesau Fila Zero já realizou até o dia 25 de julho mais de 91 mil procedimentos, entre exames e consultas pré-operatórias; exames e consultas especializadas; e cirurgias eletivas.

O secretário da Saúde, Elias Natan, fez questão de acompanhar os trabalhos e falou do objetivo da ação de aproximar ainda mais o Sesau Fila Zero das comunidades da Costa de Camaçari e de atender a demanda represada. “Hoje estamos dando início ao Sesau Fila Zero Itinerante, mantendo o êxito do projeto, contemplando todas as pessoas cadastradas na lista de espera, com o objetivo de ampliar o acesso ao programa. Iniciamos em Monte Gordo e convocaremos as pessoas para se dirigirem até uma unidade, realizar ou já agendar seu exame, e desse modo zerar a demanda retida, durante esses dois anos de pandemia”, explicou Natan.

Na UBS de Monte Gordo é ofertado o serviço de consulta com cirurgião, ortopedista, ultrassonografia, radiografia, coleta de material para exames, dentre outros. Para exames de laboratório, em que há a necessidade de estar em jejum, as equipes da Sesau oferecem um lanche para que o paciente possa sair alimentado.
A senhora Isabel Santana da Silva trouxe até a UBS de Monte Gordo a neta Geovana, de 4 anos, para fazer exames laboratoriais. A avó contou que ficou satisfeita com o atendimento. “Minha neta tinha um exame marcado e eu recebi uma mensagem por aplicativo, informando dessa ação hoje e que já poderia realizar o procedimento aqui. Foi tudo muito rápido e agora ela está se alimentando com o lanche que recebemos”, contou.

Quem também esbanjou satisfação com o programa foi a dona de casa Raquel Rodrigues dos Santos, moradora do Areal, que acompanhou o irmão com deficiência, Daniel Rodrigues. “Esse programa é um projeto muito bom e estávamos precisando dessa assistência. Desde 2019 que estava com uma requisição para fazer a ultrassom em meu irmão, sem condições de fazer particular, e aguardamos, fomos chamados e hoje vamos realizar o exame. É um projeto muito bom e sou a favor que continue”, contou.

Para participar da ação, o usuário precisa estar inserido na relação das pessoas que entraram na fila de espera da Central Municipal de Regulação entre setembro de 2019 e agosto de 2021. Para saber se o nome está na relação, o usuário precisa ir até a unidade de saúde do seu território e se informar na recepção, ou pode ligar para o número 156.

As ações acontecem ainda nos dias 20 e 21 de agosto na UBS Vila de Abrantes, para usuários de Vila de Abrantes, Catu de Abrantes, Buris de Abrantes e Fonte da Caixa; 3 de setembro na UBS Arembepe, para usuários de Arembepe, Areias e Jauá; e no dia 17 de setembro na USF Caminho do Mar, para usuários de Barra do Jacuípe e dos Residenciais Caminho do Mar.

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us