Camaçari respira dança clássica desde quinta-feira (26/05), quando teve inicio a 11ª edição do Ballace – Festival Nacional de Dança. O mais importante evento de balé do país acontece na Cidade do Saber até domingo (29/05), com diversos cursos, oficinas, workshop, fóruns e audição internacional. No total, 3 mil pessoas de diversos estados participam do evento.
Na manhã desta sexta-feira (27/05), foi realizado o ensaio geral das apresentações de balé clássico, jazz, danças moderna, de salão e popular, que acontecem a partir das 18h. Houve ainda a audição feita pelos professores da Companhia Miami City Ballet, que participam do evento em busca de novos talentos. Os aprovados poderão estudar nos Estados Unidos com bolsas de 30%, 50% ou integral. O percentual varia de acordo com o desempenho de cada estudante.
As oficinas e cursos de dança contemporânea, jazz infantojuvenil, clássica avançada, intermediária e com percussão são ministradas por profissionais nacionais de renome, a exemplo de Jorge Teixeira, Caio Nunes e Verônica Fonseca.
A programação do festival prevê ainda apresentações não competitivas de grupos, academias, companhias, escolas e projetos envolvendo dançarinos amadores e profissionais. Participam do evento bailarinos das cidades de Cruz das Almas, Feira de Santana e Salvador, na Bahia, além de Aracajú, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, o Ballace reúne diversos coreógrafos, professores, figurinistas, aderecistas, técnicos de som e de iluminação.
No domingo (29/05), último dia do evento, haverá cerimônia de premiação, às 9h, no Teatro Cidade do Saber. Durante o festival, os participantes têm ainda a oportunidade de adquirir artigos de dança e balé, nos stands montados no foyer do teatro.
Iniciado em 2006, o Ballace, Festival Nacional de Dança visa promover e divulgar a dança, com o intuito de estimular o desenvolvimento técnico e artístico dos bailarinos. Com o apoio da da Prefeitura de Camaçari e da Cidade do Saber, o evento é realizado pela Ballace Produções Artísticas.