Festival Encrespar aborda temática racial e empoderamento do povo negro

ASCOM
Publicado 18/11/2022 05:11:04

Temáticas ligadas à promoção da igualdade racial, combate ao racismo, empoderamento e valorização do povo negro na sociedade, foram abordadas nesta sexta-feira (18/11), durante a realização do Festival Encrespar, no Horto Florestal Linaldo da Silva. A iniciativa foi promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) através da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação.

A iniciativa, que integra as ações do Novembro Negro, trouxe uma programação diversificada, com mesas temáticas ligadas ao assunto central, literatura e apresentações culturais. Durante a realização do evento, afroempreendedores da cidade também expuseram seus produtos.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, destacou a importância do evento. “O festival Encrespar é um evento que virou tradição nas atividades do Novembro Negro. Esse ano, vamos levar para a região da costa também, tendo em vista a importância da pauta abordada e que o compromisso da gestão é fortalecer cada dia mais todas as ações que visam a valorização da população negra e o combate ao racismo”, falou.

Entre o público participante estavam estudantes da rede municipal de ensino, conforme explicou o coordenador de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anísio. “O nosso tema central esse ano, é a educação como vetor no combate ao racismo, e por conta disso, não poderíamos deixar as escolas de fora. Estamos muito felizes com a presença dos alunos também no Encrespar. Volto a dizer, o nosso objetivo é levar essa mensagem de conscientização, pois plantando essa semente agora, lá no futuro colheremos bons frutos, sem sombra de dúvidas”, falou.

Um dos palestrantes convidados, o empresário Joel Pereira parabenizou a ação e enfatizou que a mensagem de enfrentamento racial precisa ser ainda mais expandida e propagada. “Achei um debate interessante, organizado, bem liderado, acho, inclusive, que está renascendo as nossas esperanças de realmente ter essa política liderada por nossos governantes. Acho que é de fundamental importância que a educação seja o vetor principal desse pilar. Em minha fala, dei o meu exemplo de vida, que sem a educação eu não teria as condições necessárias para o enfrentamento ao racismo e à desigualdade”, finalizou.

Diretora da Escola Municipal do Natal, Elisângela Oliveira, que acompanhou um grupo de alunos, agradeceu o convite da coordenadoria e também parabenizou a iniciativa. “Precisamos de mais eventos como esse, pois essa é uma mensagem muito importante. É necessário que as crianças cresçam com essa consciência, de que devemos amar e respeitar independente da cor da nossa pele”, finalizou.

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us