Festival é encerrado com palestra

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2014 04:05:38

A 9ª edição do Ballace – Festival Nacional de Dança foi encerrada na manhã deste domingo (04/05) com a palestra Vida de Bailarina, ministrada pela bailarina e atriz Ana Botafogo. O evento, realizado em Camaçari, teve início no dia 1º de maio.

“Tenho 37 anos de carreira e hoje a dica que dou para os futuros bailarinos é de que tenham muita disciplina e determinação, além de força de vontade para dar o melhor de si durante uma apresentação”, ressaltou Ana Botafogo, que interagiu bastante com o público durante a palestra e falou um pouco da vida como bailarina e da trajetória profissional.

Recepcionada pelo prefeito Ademar Delgado no dia anterior, a bailarina o parabenizou pelo incentivo à dança e ao festival, realizado pela oitava vez em Camaçari. “Fiquei encantada e admirada com a estrutura da Cidade do Saber, espero que nos próximos anos as pessoas que não vieram nesta edição não percam a oportunidade de prestigiar o evento”, frisou.

Ex-bailarina e coreografa, a coordenadora Geral do Ballace, Anna Cristina Gonçalves, destacou que o festival é importante para a descoberta de novos talentos e para orientar os futuros bailarinos sobre o mundo da dança.

Criado pelo coreografo Carlos dos Santos, o espetáculo de encerramento do Ballace reuniu bailarinos de diversos estados e mesclou alguns estilos de musica, como jazz, swing baiano, afro e dança moderna, o que abrilhantou ainda mais o Festival.

Gilmaria Pardinho, de 40 anos, mãe de Rafaela, de 12 anos, veio da cidade de Ibicaraí, no interior do Estado, especialmente participar do evento. É um enorme prazer assistir a palestra da bailarina Ana Botafogo. “Temos que prestar bastante atenção ao que uma profissional como ela diz, pois ela só tende a acrescentar na vida profissional da minha filha”, enfatizou.

História

Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca, mais conhecida com Ana Botafogo, é bailarina e atriz. Ela começou a estudar no Rio de Janeiro, cidade natal, e a dançar profissionalmente na França, no balé de Marselha.

A bailarina frequentou ainda a Academia de Goubé na Sala Plevel, em Paris, e passou pela Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes, também na França, além do Dance Center-Covent, em Londres, na Inglaterra.

Desde 1981, Ana Botafogo é a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo se apresentado na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul.

Estreou no Teatro Municipal com o balé Coppélia, trabalho que abriu as portas para novos convites internacionais. Ela fez ainda uma participação especial como atriz na novela Páginas da Vida, escrita pelo autor Manoel Carlos. Ela interpretou o papel de uma professora de balé muito culta, filha dos personagens interpretados pelos atores Tarcísio Meira e Glória Menezes.

 

Slideshow | 7 fotos

Festival é encerrado com palestra

Mais Notícias

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Medicamentos

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Me...

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e culinária

Agenda Cultural integra artes visuais, oficinas, dança, música e cu...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.