Festival de dança começa quarta-feira

Iwwa Agência
Publicado 29/05/2013 04:05:35

Camaçari sedia, a partir desta quarta-feira (29/05), a 8ª edição do Festival Nacional de Dança – Ballace. A abertura do evento acontece às 20h, no Teatro da Cidade do Saber e será marcada pela apresentação do espetáculo “Ou Isso…”, da Cia. de Balé do Teatro Castro Alves.

Um dos momentos mais esperados do Ballace acontece na próxima sexta-feira (31/05), às 14h, ocasião em que 30 alunas do curso de balé da Cidade do Saber realizam processo de audição e pré-seleção, para integrar a renomada Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinvile, Santa Catarina.

Antes do processo avaliativo, acontece uma reunião, às 13 horas, para que sejam esclarecidas as dúvidas dos candidatos, dos pais ou responsáveis pelas crianças, referentes aos critérios da pré-seleção e aos procedimentos pós-resultado.

Em seguida, as candidatas com idades entre 10 e 11 anos serão submetidas à avaliação por um júri composto pelo dançarino baiano formado pelo Teatro Bolshoi, Diego Cunha, pela fisioterapeuta Polyana Cristine, e pelo professor de balé no Teatro Bolshoi, Maikon Renan, responsável audição.

Durante a avaliação serão feitas análise médica-fisioterápica, na qual serão avaliados critérios como articulações, musculaturas, habilidades físicas e motoras, além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade.

A avaliação seguinte é artístico-musical e cognitiva, na qual serão observados a musicalidade, força, estrutura física, projeção cênica e o desempenho intelectual.

Todo o processo avaliativo acontece na quadra poliesportiva da Cidade do Saber. No entanto, o resultado será divulgado domingo (02/06), às 10h, último dia do evento.

Em outubro, os aprovados viajam para a sede da escola em Joinville, onde irão participar da última etapa da seletiva e concorrem com candidatos de todo país. Caso sejam escolhidos, os estudantes serão os novos moradores da Casa Social de Camaçari, mantida pela Prefeitura, na cidade.

Entre os alunos camaçarienses que estudam na escola estão Alexandre Vieira, Andressa Araújo, Daiane Brito, Danilo Henrique Albino, Érica Santos e Pâmela Santos, estes ex-alunos da Cidade do Saber, além de Janderson Almeida, ex-aluno da Casa da Criança e do Adolescente.

A entrada para assistir as apresentações do Ballace é gratuita nos dias 29/05 e 02/06 (sexta-feira e domingo). No entanto, nos demais dias, 30, 31 e 01/06 (quinta, sexta e sábado) será cobrado o valor de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro das 14h até o início do espetáculo.

 

PROGRAMAÇÃO BALLACE

29/05 (quarta-feira)

20h – Abertura oficial do evento com o espetáculo “… Ou Isso” do Balé do TCA.

30/05 (quinta-feira)

16h – Concurso Baby e infantil – todas as modalidades solo, duo, trio e conjunto em clássico, estilo livre, contemporâneo, jazz e dança popular e participação do bailarino Pedro Pires, com  a coreografia Hunter.

20h – Variações clássicas de repertório avançado – masculino e feminino; solo, duo, trio e conjunto contemporâneo juvenil, adulto e avançado; Cia. Trampolim; Apresentação do bailarino Leonardo Luz.

31/05 (sexta-feira)

16h – Variações de repertório clássico juvenil e adulto solo, duo, trio e conjunto clássico livre avançado e apresentação do bailarino Pedro Pires, com a coreografia Hunter

20h – Solo, duo, trio e conjunto clássico livre juvenil e adulto e apresentação de Diego Cunha – bailarino baiano que profissionalizou-se no Bolshoi Brasil e dançará a variação masculina do balé a Escrava e o Mercador.

01/06 (sábado)

17h – Solo, duo, trio e conjunto juvenil, adulto e avançado – estilo livre, dança popular e jazz

02/06 (domingo)

10h – Premiações especiais e reapresentação das maiores médias.

Foto: Wendell Wagner

Município sedia 8ª edição do Festival de Dança Ballace -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.