Festival Ballace e seletiva do Bolshoi agitam Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 02/06/2009 12:06:24

Nos dias 12 e 13 de junho, acontece pré-seleção dos alunos que cursam balé na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Os testes serão coordenados por duas professoras da Escola Bolshoi, considerada uma das maiores escolas de dança do mundo.

Os aprovados seguem para fase final, prevista para os dias 17 e 18 de outubro.

Esse sonho já é realidade para os quatro jovens do Município que, no ano passado, foram aprovados para o curso do Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina.

A dedicação e empenho deram a Alexandre dos Santos, 13, Daiane da Silva, 11, Érica de Oliveira, 12, e Rodrigo Júnior, 11, uma vaga na escola debaé mais importante do país.

O dia-a-dia dos antigos alunos da Cidade do Saber tem sido de muito aprendizado. A rotina dos jovens é dividida entre as aulas do Bolshoi e o curso do ensino regular. A bolsa de estudos é anual e para não perder o beneficio é preciso ter frequência assídua e ser aprovado no ensino regular.

Para Rodrigo Júnior, o momento é de superação. “Os exercícios são puxados, mas vou cumprir minhas obrigações para que tudo dê certo. O ideal é ser melhor a cada dia”, diz.

Os jovens moram em um imóvel, chamado de Casa Social de Camaçari, onde recebem os cuidados dos pais sociais Joselito Pereira e Cleide Nunes, pai e mãe biológicos de Daiane Brito. O local foi alugado e equipado pela Prefeitura de Camaçari, em parceria com a Cidade do Saber, que também garantem a alimentação e transporte.

Para a maioria, a saudade dos pais é compensada pelo desejo da vitória. “Sinto falta dos meus familiares e amigos, mas essa é uma oportunidade única e a melhor maneira de agradecer é retribuir com o meu sucesso”, diz Érica Santos.

O curso de formação profissional do Bolshoi inclui aulas práticas e teóricas de dança clássica, folclórica, popular histórica, contemporânea e popular brasileira.

Completam a grade de disciplinas, dueto de dança clássica, interpretação teatral, ginástica, teoria musical, literatura musical, teoria da dança, piano, maquiagem, elementos de acrobacia e de circo, musculação e coral.

As aulas são ministradas por professores russos, ucranianos e brasileiros.

Ao se formar, os alunos que tiverem o melhor desempenho têm a possibilidade de participar da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ou em qualquer outra companhia do mundo.

BALLACE
Camaçari sedia de 11 a 14 de junho, no Teatro Cidade do Saber (TCS), o Encontro Nacional de Dança-Ballace.

Considerado um dos mais importantes festivais de dança do país, o Ballance deste ano terá, além de apresentações e concursos, mostras em praça pública, e os projetos interescolar e circuito empresa.

Foto:

Curso gratuito beneficia mais de 300 jovens do Município -

Mais Notícias

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" chega à nova etapa

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.