Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

ASCOM
Publicado 25/06/2022 08:06:07

Movimentando a economia com geração de emprego e renda, as festas juninas de Camaçari já estão apresentando resultados comprovados, principalmente, no âmbito do comércio informal e na atividade turística do município. São muitos dias de folguedos, com mais de 300 apresentações, que atraem milhares de pessoas para a sede e costa da cidade.

Nesta sexta-feira (24/6), quando se celebra São João, santo que dá nome à principal festa do mês, acontece o segundo dia dos festejos, que iniciaram ontem (23/6) nas localidades de Caminho do Mar, Monte Gordo, Arembepe, Areias, Jauá e Vila de Abrantes. Os shows atraíram milhares de pessoas e deixaram ambulantes, como Adriana Almeida,  confiantes por encerrar a noite com saldo positivo nas vendas. “Peguei dinheiro emprestado para montar minha guia. Nos dois dias de festa vou conseguir pagar o empréstimo, e ainda vai sobrar um dinheirinho”.

A empolgação sobre o aquecimento econômico neste período também contagiou o setor turístico da cidade, conforme declara a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar. “Estamos com quase 100% de ocupação dos nossos meios de hospedagens, e acreditamos, que após este período, os resultados serão muito positivos para todos”, comentou a gestora, que elogiou o novo formato dos festejos, acrescentando, “o prefeito Elinaldo está de parabéns com a descentralização das festas, pois os eventos locais fortalecem a economia interna de cada bairro, contribuindo com o desenvolvimento da cidade como um todo”.

Especialmente para os moradores de Vila de Abrantes, a retomada do festejos juninos tem um significado ainda mais especial, porque vem logo depois da reinauguração da Praça da Matriz, cartão postal da localidade. O ambulante e morador do bairro, Alberto Gonçalves, falou da alegria de trabalhar no local totalmente requalificado. “A prefeitura está de parabéns. Dá gosto trabalhar aqui. Desde que inaugurou, pessoas de vários lugares vêm visitar a nossa praça”.

O comércio formal também aproveita o momento para lucrar, e as lojas ocupam suas vitrines com roupas estapadas em xadrez, botas, acessórios e enfeites personalizados. Enquanto curtiam a primeira atração no Caminho do Mar, as amigas, Gleyce Passos e Rosa Viana, falaram que gastaram, juntas, quase R$ 700  para montarem o look da festa. “Comprei no shopping, e fico feliz de saber que assim ajudo minha cidade”, declarou Gleyce; já a amiga falou que garantiu seu look em uma lojinha no bairro Parque Verde I, onde mora. “É importante  valorizar os pequenos comerciantes também”.

Vindos do Capelinha de São Caetano, bairro da capital baiana, 12 membros da família Araújo escolheram Arembepe para curtir o São João, e nos dois dias de festas, entre comidas, bebidas e atividades para as crianças, calculam que investiram mais de R$ 1.000. “Nós amamos Arembepe, e sempre que dá estamos aqui. Valeu à pena cada centavo que investimos até agora”, comentou a matriarca da família, Eliete Araújo, que avaliou a organização da festa, dizendo, “não está nota dez. É nota mil”.

Mas não para por aí. Ainda tem muita festa para acontecer na cidade. Júnior Barlley, um dos responsáveis pela Coordenação de Eventos, setor ligado à Secretaria de Governo (Segov), fez um balanço geral dos trabalhos até agora, destacando a segurança pública nos espaços. “Graças a Deus, desde o primeiro dia de festa tudo está acontecendo sem nenhuma ocorrência. Estamos obedecendo os limites de tempo de cada noite, conforme foi acordado com o comando da Polícia Militar”. Barlley também lembrou que as festividades continuam até 31 de julho, e ressaltou que “ainda tem muita festa para acontecer e o pessoal se divertir. Estamos com boas expectativas para o São Pedro da Gleba C, Barra do Pojuca, Parafuso, Parque Satélite e Parque Verde, e encerraremos com os tradicionais forrós de rua”.

Mais Notícias

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us