Festa pelos 251 anos começa em Vila de Abrantes

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2009 06:09:33

Camaçari comemora no dia 28 de setembro, 251 anos de emancipação política. No domingo (20/09), às 14h, o distrito de Vila de Abrantes, na orla, vira palco de um dos desfiles mais esperados pela população. O evento reforça a tradição e inicia as comemorações do aniversário do Município.

O percurso de dois quilômetros, sai da escola Darcy Mamede de Queiroz, segue pela Avenida Tiradentes, passa na rua Vieira de Melo e termina na praça da matriz.

A abertura será feita pelo Tiro de Guerra e contará com a participação de mais de 3 mil alunos de 19 escolas municipais da orla, de Catú de Abrantes a Barra do Pojuca, além dos grupos Desbravadores, e de capoeira Engenho, de Vila de Abrantes.

Com o tema A Escola como Ambiente de Aprendizagem, o desfile será dividido em alas, enfocando a Cultura Popular, Contos Infantis, Valorização das Riquezas do Município, A Escola em Movimento, Contos de Fadas, Ética e Cidadania, Conhecendo e Convivendo com a Diversidade, Minha Saúde, Meu Tesouro e Conquistas e Transformações.

HISTÓRIA
De acordo com o livro do professor Eduardo Cavalcanti Silva, Abrantes Berço da Civilização Brasileira, o Grêmio Litero Musical Marques de Abrantes foi fundado no dia 21 de setembro de 1945 para enaltecer o passado glorioso de Abrantes, tirando o local do esquecimento e fazendo justiça perante a história.

Segundo o autor, desde então a sociedade passou a comemorar o Dia de Abrantes, no primeiro domingo após o dia 21 de setembro, com festas cívicas e encontros de intelectuais, da capital e cidades vizinhas, trazendo, cada um, a contribuição nos conhecimentos sobre o passado da velha povoação do Divino Espírito Santo.

No dia 29 de setembro de 1957, o prefeito José Evaristo de Souza levou à Câmara Municipal mensagem instituindo o Dia de Abrantes, a ser comemorado no primeiro domingo após o dia 28 de setembro.

Depois de muitos anos, a programação mudou e os festejos passaram a ser abertos um domingo antes da comemoração do aniversário do Município.

Foto: Agnaldo Silva

Tradicional desfile termina na praça da Matriz -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us