Festa em Jauá é a quarta do mês

Iwwa Agência
Publicado 26/01/2011 05:01:28

Na sexta-feira (28/01), tem início um dos mais tradicionais festejos da orla de Camaçari, a Lavagem de Jauá. Em homenagem ao padroeiro da localidade, Bom Jesus dos Navegantes, a festa reúne moradores e turistas em um ato de devoção e fé pelos 3,5 quilômetros do percurso.

Para Leandro Pinheiro, Leandro Pinheiro, morador e presidente da Associação Comunitária de Jauá, a parte religiosa da lavagem da localidade é muito importante, pois resgata as tradições e a cultura local, alicerces fundamentais da sociedade.

O secretário da Cultura (Secult) de Camaçari, Vital Vasconcelos, acredita que é fundamental que a Prefeitura invista em manifestações culturais como as lavagens porque é uma forma de preservar e manter vivo os movimentos culturais de cada localidade do Município.

Durante o cortejo, que sai da entrada de Jauá, às 11h, baianas munidas de muita água de cheiro, os Filhos de Gandhi e bandas se sopro seguem em direção à igreja, localizada no Largo do Papagaio. Lá, é realizada a famosa lavagem das escadarias da igreja.

A Lavagem de Jauá é também um encontro de gerações para muitas baianas. Durante a procissão religiosa, é possível encontrar mulheres que fazem questão de compartilhar com as filhas e netas, o prazer em participar da procissão.

Jauá, conhecida por suas praias de águas tranqüilas, encanta os turistas que passam por lá e, durante a lavagem, a localidade se enche de beleza e alegria para receber as pessoas que participam da festa.

A localidade é originária de uma vila de pescadores. O nome é de origem indígena e faz referência a um papagaio típico da região. Quem chega à Jauá se encanta com as dunas do local, parte da área de proteção ambiental.

Foto: Agnaldo Silva

Jauá encerra as lavagens do mês de janeiro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.