Festa é marcada pela fé e emoção

Iwwa Agência
Publicado 18/01/2013 06:01:43

Fé e emoção se misturaram na Lavagem de Monte Gordo, realizada na manhã desta sexta-feira (18/01), em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. O cortejo foi animado pela banda de sopro Status e pelas baianas, que percorreram o trajeto da praia de Guarajuba até a Igreja de São Francisco de Assis, em Monte Gordo.

O evento religioso, realizado em novo horário, foi acompanhado ainda por autoridades políticas, lideranças comunitárias e pelo grupo ACC (Associação de Criadores de Cavalo de Monte Gordo). Dado o último banho de água-de-cheiro, na frente da Capela de São Francisco de Assis, teve início a festa com o arrastão da banda Mega Hits. As comemorações prosseguem até segunda-feira (21/01), quando acontece o tradicional Baile dos Coroas.

O prefeito Ademar Delgado destacou a importância das lavagens e do papel que desempenham no resgate da cultura popular, do poder de atração dos turistas à cidade. Ele falou ainda da preocupação que teve de antecipar a saída dos cortejos das lavagens no intuito de evitar o forte sol e o intenso calor do horário de meio-dia. “Tomamos essa decisão por nos preocuparmos com a saúde e bem estar da população, além disso a mudança atende à solicitação da comunidade que aprovou a iniciativa”, completou Ademar.

Mais do que demonstração de fé, a Lavagem de Monte Gordo retrata a passagem da cultura popular entre as gerações, a exemplo da participação no cortejo das baianas de Luzia Bispo, 53 anos, e da neta Tifanny Soares, 8 anos. Luzia participou de mais de 20 edições da festa.

Para garantir a segurança, a Prefeitura destacou seis agentes de trânsito e 10 seguranças particulares, além do suporte de 110 policiais militares. A festa ainda contou com uma ambulância e uma equipe de saúde para atender qualquer emergência médica.   

Estiveram presentes também na Lavagem de Monte Gordo a vice-prefeita, Carmen Siqueira, o secretariado municipal, além da deputada estadual e presidente do diretório do PT de Camaçari, Luiza Maia, do presidente da Câmara Municipal, o vereador Téo Ribeiro (PT), e dos vereadores professora Patrícia (PT), Gilvan (PT), Otaviano Maia (PT), Marcelino Filho (PT), Dilson Magalhães (PSC) e Wilton de Ferrinho (PRTB).

PROGRAMAÇÃO

A partir das 18h, a Lavagem de Monte Gordo será animada pelas bandas Bonde Black e Voa Dois, que tocam no palco principal. A banda Eco Frase fará o show em um trio elétrico.

Sábado (19/01) acontecem as apresentações das bandas Com Karicia, Gang do Samba e Filhos de Jorge, no palco principal, enquanto as bandas Balanço Guetto e Pegada Black tocam no trio elétrico. Os shows começam a partir das 20h.

No domingo (20/01), a banda é o Tchan e o cantor de arrocha Pablo animam a festa com shows no palco principal a partir das 20. A comemoração encerra segunda-feira (21/01), com o tradicional Baile dos Coroas, que contará com a banda Presente de Amor, o cantor Wando Santos e a dupla Edmundo e Edmilson. As apresentações acontecem no coreto da praça Conselheiro Rafael Vieira, a partir das 19h30.

 

Slideshow | 12 fotos

Festa é marcada pela fé e emoção

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.