Festa do padroeiro leva 5 mil às ruas

Iwwa Agência
Publicado 08/01/2014 10:01:28

O prefeito Ademar Delgado e a população de Camaçari e da Região Metropolitana foram às ruas e prestigiaram a festa em homenagem a São Thomaz de Cantuária, padroeiro do Município, na terça-feira (07/01). Estima-se que cerca de 5 mil pessoas participaram dos festejos religiosos, que começaram às 16h com uma procissão e culminaram em uma missa festiva, realizada das 18h às 20h.

A procissão iniciada na Paróquia Nossa Senhora de Sant’Ana, no bairro Gleba A, seguiu pela avenida do Canal, passou pelo Canal da Manuela, por um trecho da avenida Concêntrica, até a avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), e terminou  em frente à Catedral São Thomaz de Cantuária, na praça Desembargador Montenegro, onde foi feita a celebração. Segundo a Polícia Militar e a STT (Secretaria de Transito e Transporte), a procissão foi seguida por cerca de 2.500 fiéis.

Neste ano, o percurso feito pela população incluiu os trechos entregues pela Prefeitura do Programa de Urbanização Integrada do Rio Camaçari, que liga a 28 de Setembro à praça da Simpatia.

E dentre os fiéis, de mãos dadas com a esposa, a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, o prefeito Ademar Delgado caminhou com a população, que veio de vários pontos do Município e de outras cidades para uma das festas mais importante da Diocese São Thomaz de Cantuária.

“O reconhecimento da igreja nos deixa convencido de que esta obra do rio Camaçari marcará o nosso governo e a vida da cidade, especialmente, na questão do saneamento ambiental. Ao final da intervenção, Camaçari dará um salto de urbanização”, declarou o prefeito, diante da escolha feita pela igreja do novo percurso e também do pronunciamento do bispo Dom João Carlos Petrini, a respeito do rio Camaçari.

Durante a Missa, Dom Petrini afirmou que escolheu “o trecho para valorizar o belo trabalho de urbanização do Rio Camaçari que embeleza a cidade”. Dom Petrini também destacou as obras de duplicação das vias, moradias populares e os novos condomínios, mas pediu também mais união entre os cidadãos.

“Somos uma cidade que cresce economicamente, mas esse crescimento deve ser acompanhado de um crescimento espiritual, da vivência do evangelho, que se traduz em equilíbrio, paz e amor”, declarou o líder religioso.

Há 13 anos, desde que foi curado de um câncer de próstata, o auxiliar administrativo Antonio Mota, 49 anos, veste-se de branco e vermelho durante a novena e no décimo prossegue com as cores da vestimenta para segurar o andor de São Thomaz de Cantuária. Ele atribui ao santo inglês o milagre da cura e providência do emprego. “Eu fiz uma promessa de me vestir assim, participar das missas e nesse dia não trabalho, mesmo que não seja feriado, é dia de meu santo. Eu devo minha saúde e meu emprego a São Thomaz”, declarou.

Se a sina de Antônio Mota é caminhar e carregar o andor, a do pedreiro Manoel Lima, de 76 anos, é carregar consigo dois cadernos de orações, a Bíblia aberta no livro de S. Mateus, terços e diversos santinhos. E mais, ele permanece durante toda cerimônia de joelhos. “Desde jovens, acho que há 30 anos, eu faço isso. Oro pelos enfermos do mundo inteiro”, garante Manoel Lima, morador de São Sebastião do Passé, que veio participar da festa da Diocese São Thomaz de Cantuária.

A Diocese é formada por 19 paróquias e três regiões pastorais, as quais estão distribuídas entre os municípios de Camaçari, Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Terra Nova.

PRESENÇAS

Estiveram presentes nos festejos os secretários de Governo, Sergio Paiva, da Habitação, João Bosco Quirelli, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, e dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, das Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, do Esporte de Lazer, Marco Antônio, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, da Administração, Lezineide Andrade, e da Cultura, Vital Vasconcelos.

Além dos vereadores José Marcelino (PT), Gilvan Souza (PT), Jorge Curvelo (DEM), Jackson Josué (SDD), Otaviano Maia (PT), Wilton de Ferrinho (SDD) e Elinaldo (DEM), o ex-prefeito Luiz Caetano, os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT), e o presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT). 

Slideshow | 9 fotos

Festa do padroeiro leva 5 mil às ruas

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.