A festa de Guarajuba/Monte Gordo começa amanhã (22/01) e se estende até segunda-feira (25/01). Moradores e turistas vão homenagear o padroeiro da localidade, São Francisco de Assis.
A lavagem, cujo percurso é de cinco quilômetros, está prevista para começar 11h, com saída de Guarajuba em direção à capela de São Francisco de Assis, em Monte Gordo. O prefeito de Camaçari e autoridades estão sendo aguardados para prestigiar o evento.
A abertura oficial se dá com um cortejo que reúne baianas, filhos de Ghandy e cavaleiros. Sem contar com a inusitada banda de sopro, que já confirmou presença e promete ser o diferencial da festa.
Durante a noite de sexta-feira, a partir de 18h, estão previstas as atrações Kebre + , Mega Hits e Sela Kuatro. No sábado, as apresentações continuam às 20h, com Eco-Frase, Os Manos, Saiddy Bamba e Axé Meu Rei.
Na tarde de domingo, ás 16h, acontece a missa em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis. No período da noite, a animação continua às 19h com as bandas Brokança, Fantasmão e Com Karícia. Além do cortejo e shows, o público poderá transitar por 15 barracas de bebidas e comidas instaladas durante todo o percurso.
Na segunda-feira, a programação é iniciada às 15h, na praia de Guarajuba, com a procissão marítima. Em seguida, às 16h, a Filarmônica 28 de Setembro abre a procissão terrestre, onde os devotos acompanham a imagem do santo até à igreja, em Monte Gordo.
A despedida fica por conta do tradicional baile dos Coroas, realizado na Associação dos Moradores. De acordo com a coordenação de eventos, o policiamento foi reforçado para garantir a segurança dos foliões durante os quatro dias de festa.

Lavagem conta com o tradicional cortejo das baianas -