Festa de Arembepe começa dia 13 com lavagem

Iwwa Agência
Publicado 02/03/2009 09:03:28

Acontece no dia 13 de março, às 11h, a tradicional Lavagem de Arembepe, que homenageia o padroeiro São Francisco de Assis e reúne moradores e turistas de todo o mundo. O cortejo sai da Volta do Robalo até a igreja, na Praça das Amendoeiras, em um percurso de aproximadamente dois quilômetros.

Participam da caminhada centenas de baianas com água de cheiro, filhos de Gandhi, maculelê, roda da capoeira, banda de sopro, banda de música, mini-trio, personalidades e autoridades.

O evento foi realizado pela primeira vez nos anos 1930, quando pescadores resolveram caminhar em procissão pelas ruas da antiga vila, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos que tiram o sustento do mar.

Em mais de 70 anos de tradição, o que era uma simples devoção a um santo, se transformou em uma festa, dividida na parte religiosa e profana com blocos e atrações nacionais, durante quatro dias.

A festa de Arembepe encerra o ciclo de lavagens de Camaçari que teve início em janeiro, com a lavagem de Guarajuba/Monte Gordo, seguida de Barra de Pojuca e Jauá. Com isso, a Prefeitura através da coordenação de eventos resgata as tradições e manifestações culturais valorizando os costumes da terra.

Foto: Arquivo

Centenas de baianas participam da lavagem da igreja -

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.