Festa começa neste sábado

Iwwa Agência
Publicado 04/01/2013 03:01:45

Grupos populares de Camaçari realizam, a partir de sábado (05/01), as comemorações da Folia de Reis, manifestação de cunho religioso visa manter viva a tradição católica que remete à visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. 

As apresentações e os cortejos acontecem nas praças públicas de Parafuso, Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Jacuípe e Barra do Pojuca.

No sábado, às 19h, acontece a apresentação do Boi Bonito de Vila de Abrantes, na praça da entrada da localidade, próximo à antiga Prefeitura Avançada da Orla. Às 21h estão programadas procissões e apresentações de grupos populares de Parafuso e Arembepe.

Em Parafuso, o cortejo sai da Igreja Católica e segue em direção à Estação Ferroviária, onde serão realizadas apresentações culturais dos grupos Boi Janeiro de Parafuso, Pastoril Trupe de Parafuso e Baile Pastoril do Menino Jesus. A festa encerra com samba de roda.

O cortejo em Arembepe será animado pelo grupo Terno do Sol. A procissão sai do Barracão Cultural Idalva Souza e segue pelas praças da localidade.  

No domingo (06/01), as comemorações começam às 17h na localidade de Barra do Jacuípe. O grupo Boi Estrela de Barra do Jacuípe realiza apresentações no Bar do Careca, na estrada velha que liga Jacuípe ao distrito de Monte Gordo.

Às 19h, o grupo Espermacete: do Terno de Reis ao Samba de Roda comanda os festejos em Barra do Pojuca. O cortejo sai do Centro Comercial e segue até a Igreja Católica, na praça principal da localidade.   

Estima-se que a tradição da Folia de Reis em Camaçari tenha sido passada de geração em geração, há mais de 90 anos. Para proteger o patrimônio histórico cultural da cidade, o Município conta com a Lei nº 1.258/2012, que instituiu o dia 22 de agosto como o Dia Municipal de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares e de reconhecimento público de ofício de mestres e mestras do notório saber.

De acordo com a lei, podem ser reconhecidos como Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares pessoas cujos conhecimentos simbólicos e técnicas de produção e transmissão representem a cultura brasileira tradicional e as expressões transportadas para o Município ao longo da história.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (05/01)

19h – Vila de Abrantes – Apresentação do Boi Bonito de Vila de Abrantes

21h – Parafuso – Apresentação dos grupos Boi Janeiro de Parafuso, Pastoril Trupe de Parafuso e Baile Pastoril do Menino Jesus

21h – Arembepe – Terno do Sol

Domingo (06/01)

17h – Barra do Jacuípe – Apresentação do Boi Estrela de Barra do Jacuípe

19h – Barra do Pojuca- Grupo Espermacete: do Terno de Reis ao Samba de Roda

Foto: Marcelo Ferrão

Folia de Reis é comemorada em diversas localidades -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.