Festa começa com lavagem da igreja de São Francisco

Iwwa Agência
Publicado 13/03/2009 04:03:32

Encerrando o ciclo das lavagens de Camaçari, o tradicional cortejo em homenagem ao Padroeiro São Francisco de Assis abriu as comemorações da festa de Arembepe, na tarde desta sexta-feira (13/03).

Com muita animação, a caminhada saiu da Volta do Robalo, entrada da localidade, até a igreja, na Praça das Amendoeiras, em um percurso de dois quilômetros.

A caminhada foi aberta por centenas de baianas, Filhos de Gandhy, representantes do movimento Pedágio Livre, bloco das Mulheres Maduras da Secretaria de Saúde (Sesau) e banda de sopro.

A festa segue até segunda-feira (16/03), quando acontece o tradicional Baile dos Coroas.

Moradores, turistas e autoridades acompanharam a procissão, onde as baianas banharam, com água de cheiro, todos os presentes. Marivalda dos Santos, 65 anos desfila na lavagem há trinta anos. Hoje ela traz as três filhas, uma sobrinha e a neta de 8 anos. “Participar do cortejo é sagrado para nossa família. Em todos estes anos minha roupa é escolhida com antecedência para ficar bonita e ainda arrumo as mulheres da casa”, diz.

A baiana Maria Célia Batistade Oliveira, faz parte do cortejo há mais de 20 anos e, junto com as amigas, integra o grupo Nativas de Arembepe. Elas participam do bloco Afrombepe e se apresenta com a banda Motumbá, amanhã (14/03), no palco principal.

A estudante de medicina, Carolina Félix Mangabeira, 22 anos, veio de Feira de Santana e ficou encantada com a beleza do evento. “Este já é o terceiro ano que participo da festa. É muito bonita, organizada e alegre. Não vou perder nenhum dia porque as atrações estão ótimas”.

À noite, crianças, jovens e adultos se misturam no terceiro maior evento de Camaçari. A festa acontece na rua principal e na Praça dos Coqueiros, onde está localizado o palco da cultura. A primeira atração é a Timbalada, seguida da banda Pagodart, no palco principal.

Participaram do evento, o prefeito Luiz Carlos Caetano, a vice-prefeita Tereza Giffoni, o prefeito de Capim Grosso, Itamar Rios, a presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, secretários e vereadores. Também estiveram presentes, o deputado federal, Nelson Pellegrino e o deputado estadual, Bira Coroa.

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.