Mais de 300 idosos do Conviver (Centro de Convivência do Idoso) de Camaçari participaram na tarde desta terça feira (19/06), do 8º Arraiá do Conviver. Com o tema Amor em Pedaço, o evento contou com a participação de um trio de forró que abrilhantou ainda mais a festa.
Na oportunidade, houve apresentações de quadrilha, grupos de dança e com os concursos das Rainhas do Milho, da Laranja, da Pipoca e do Amendoim. Todos muito animados e devidamente caracterizados se deliciavam ao sabor das comidas típicas e ao som do repertório junino.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o Conviver conta com existem 900 idosos inscritos, sendo a maioria deles participativos e ativos. Além disso, eles recebem assistência das secretarias da Saúde e Educação, que prestam serviço de acompanhamento nas áreas clínica e de psicologia e alfabetização.
As vésperas de completar 85 anos, dona Zulu, como é conhecida em Camaçari, uma das primeiras a frequentar o Centro, se diz muito feliz e satisfeita em fazer parte do grupo Conviver. “Isso aqui é minha vida, minha alegria. Adoro São João e todas essas pessoas que cuidam da gente aqui”, declarou.
A presidente do Conselho dos Idosos de Camaçari, Osmarina de Carvalho, 76, achou a festa belíssima e a ocasião importante para os idosos mostrarem que estão vivos e se sentirem valorizados.
A Coordenadora do Conviver, Josana Marques, ressaltou a importância do resgate da memória dos idosos, através das letras de músicas antigas. “Acho que mais do que valorizar a tradição dos festejos juninos, que também é importante como manifestação cultural nesses eventos, é a lembrança da vida de cada um idoso que está aqui. Um evento assim faz com que cada um deles reviva a própria história”, finalizou.