Fenacab apresenta nova coordenação e planos para 2011

Iwwa Agência
Publicado 17/12/2010 12:12:14

Com o objetivo de apresentar os novos integrantes da coordenação municipal da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e debater o projeto de ações para 2011, foi realizado quinta-feira (16/12), na Cidade do Saber, um encontro entre líderes do povo de santo.  

Criada em 1946, a entidade atua na fiscalização, orientação e apoio às religiões de matrizes africanas. A Federação atua também em outros países como Espanha, Portugal e Suíça.                                               

Durante o encontro, a coordenadora da Fenacab em Camaçari, Mãe Rosa, apresentou o projeto de atividades para o próximo ano, que inclui a construção do Complexo de Matriz Africana. No documento, os adeptos da religião contarão com serviços de saúde, assistência social, oficinas de cultura e um local reservado para preservação ambiental e cultivo de folhas sagradas.

“O Complexo será construído em uma área de 5 mil metros quadrados, doada por um integrante do movimento, na Estrada do Coco”, informou Mãe Rosa.

O objetivo da entidade é desenvolver no espaço diversas atividades, entre atendimento médico, seminários, cursos de capacitação e alfabetização, oficinas de capoeira e artesanato, além de tornar o ambiente um ponto turístico para comercialização de peças artesanais e apresentações artísticas.

De acordo com o secretário nacional da Federação, Antoniel Bispo, o papel da entidade é apoiar e zelar pela preservação da cultura e religiosidade do povo de santo.

Os secretários municipais da Cultura, Vital Vasconcelos, e do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, também marcaram presença no encontro e parabenizaram o trabalho desenvolvido pela entidade.

COORDENAÇÃO

A nova coordenadora foi indicada pelo presidente e secretário nacional da Fenacab, Aristides Mascarenhas e Antoniel Bispo, respectivamente, através da portaria nº 019/2010, de 10 de agosto de 2010.

Fazem também parte da coordenação municipal da Fenacab, a vice-coordenadora, Mãe Del, o assessor Pai Bira, e o coordenador de relações públicas, Pai Ivan.                                

Foto: Adeilson Carvalho

Coordenação municipal da Fenacab apresentou o projeto para 2011 -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.