A terceira edição do Femec (Festival de Música Estudantil de Camaçari) promovido pela Seduc (Secretaria da Educação) mobilizou mais de 10 mil alunos de 25 escolas da rede municipal, desde o mês de março. A final do festival, que trabalha o tema Cantar a Paz, foi realizada quinta-feira (04/08), no Teatro da Cidade do Saber, com estudantes das 12 escolas finalistas.
As apresentações começaram às 14h e foram avaliadas por um júri composto por oito pessoas, entre músicos e pedagogos. O melhor intérprete foi premiado com um aparelho de DVD e os três primeiros colocados no quesito apresentação receberam um teclado, uma guitarra e um violão, respectivamente.
Os grupos que ficaram na 4ª, 5ª e 6ª colocação ganharan um pandeiro, cada um. Já os 7º, 8º, 9º e 10º colocados receberam um kit formado por gaita e maracás e os dois últimos ganharam flautas.
Para Iasmin Carvalho, estudante da Escola Maria Quitéria, na sede do Município, o festival é uma oportunidade para os jovens encontrarem uma vocação na música. Quanto ao tema, todos os integrantes do grupo que representaram a unidade de ensino concordaram que fo evento foi bastante oportuno e vai contribuir para a melhor convivência na escola e na sociedade.
De acordo com o secretário da Educação, Valter Lima, assim como o E7 em cena, o Femec é uma das ações de Arte-Educação do Município que se consolidou e integrou o calendário da Seduc. “O festival é uma forma de despertar no aluno a alegria proporcionada pela música, além de despertá-los para a possibilidade da profissionalização na arte.”
O estudante Igor Augusto, da Escola Marques de Abrantes, foi considerado o melhor intérprete ao cantar a música Queremos Paz. O grande vencedor do festival foi o grupo da Escola Maria Quitéria. Já o Marques de Abrantes levou o segundo lugar, seguido do Thomaz Camilo, que ficou com a terceira colocação.
O evento, que contou com a parceria da empresa Millennium, foi prestigiado pelo secretário da Administração, Ademar Delgado.