A Eco Bahia Camaçari 2011 – Feira de Educação Ambiental, que encerrou sábado (03/09), debateu a importância da preservação do meio ambiente. A temática foi abordada através de palestras, oficinas e exposições.
A Feira teve início na última quinta-feira (01/09), na Casa do Trabalho, com grande participação da comunidade.
No sábado, a consultora Denilza Munhoz, nascida na Floresta Amazônica, proferiu palestra sobre A Interatividade com o Meio Ambiente. Na ocasião, a palestrante falou sobre a experiência da integração de índios e caboclos com a floresta.
“As questões ambientais são uma constante preocupação do Município”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, ao explicar que entre os critérios para instalação de uma empresa em Camaçari está a responsabilidade com o meio ambiente.
Na avaliação de Carlos Delfino, presidente da ODL (Organização dos Direitos Humanos), entidade que promove a Eco Bahia Camaçari em parceria com a Prefeitura, o meio ambiente é responsabilidade de todos e “o Município sai na frente quando realiza um evento com esta temática”.
A Feira contou ainda com a participação do projeto Ponto Móvel da Cidade do Saber, oficinas de música e apresentações artísticas. Na oportunidade, o professor de Música da instituição, Erique Mazoni, fez apresentações com instrumentos artesanais recicláveis.
Um dos estandes mais visitado na Feira foi o do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No local, o público obteve informações sobre a atuação do órgão no trabalho de fiscalização do meio ambiente.
O Sesi (Serviço Social da Indústria) também participou do evento, promovendo palestra sobre educação alimentar e degustação do suco verde, feito de hortaliças. A Eco Bahia Camaçari ainda contou com a exposição dos trabalhos dos artesãos do Município.
A Feira Ambiental encerrou em clima de festa, com a apresentação do cantor Rege FX e do DJ Internacional Sankofa.