Feira na praça Montenegro esclarece sobre doenças renais

ASCOM BOT
Publicado 13/06/2008 11:06:10

Sábado (14/06), na praça Desembargador Montenegro, acontece a 1ª Feira de Prevenção das Doenças Renais. A proposta da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) é informar a população sobre os riscos e formas de prevenção. Na abertura do evento, os participantes vão prestigiar a apresentação de artistas locais.

Das 8h às 16h, a comunidade conta com a realização de exames de sangue, uréia, creatina e sumário de urina, controle de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de material educativo e orientação médica sobre a doença.

Os exames detectam se o paciente tem algum tipo de comprometimento renal. A Sesau também disponibiliza dois sanitários químicos para a coleta da urina.

Durante a feira, acontece ainda atividades recreativas para as crianças, com oficinas de pintura, teatro, atividades de alongamento e brincadeiras. Médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e recreadores compõem a equipe de profissionais que darão suporte aos participantes.

Segundo a enfermeira do programa municipal de Hiperdia, Márcia Couto, 100 portadores de doenças renais de Camaçari e região metropolitana são atendidos, atualmente, pelos programas da Atenção Básica e da Saúde da Família.

O serviço é oferecido gratuitamente através do ambulatório do Hospital Geral de Camaçari (HCG) e da Clínica Nefrovida, onde é realizada hemodiálise.

Para ampliar a assistência aos portadores de doenças renais do Município, a Prefeitura também viabiliza o aluguel de um espaço para sediar a associação.

Foto: Marina Silva

Tratamento de hemodiálise é realizado na clínica Nefrovida -

Mais Notícias

Melhoria em pavimento interdita provisoriamente a Jorge Amado no sentido HGC

Melhoria em pavimento interdita provisoriamente a Jorge Amado no se...

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião entre Sesau e diretoria do HGC

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião e...

Prefeitura de Camaçari orienta sobre processo de matrícula para 2021

Prefeitura de Camaçari orienta sobre processo de matrícula para 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.