Feira na praça Montenegro esclarece sobre doenças renais

Iwwa Agência
Publicado 16/06/2008 11:06:59

Como parte da política de assistência a pacientes renais de Camaçari, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou sábado (14/06), a 1ª Feira da Prevenção às Doenças Renais.

Durante todo o dia, as pessoas puderam realizar exames de sangue e de urina, controle de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de material educativo e orientação médica.

As avaliações ajudam a detectar algum tipo de comprometimento dos rins. A aposentada Madalena Nascimento, 65 anos, aproveitou para fazer todos os exames disponíveis. “Eventos como este são importantes porque ajuda na prevenção e na descoberta de algum problema de saúde. Como tenho pressão alta, faço exames sempre”.

De acordo com o especialista em Nefrologia, doutor Humberto Santos, pessoas com pressão arterial alta, diabetes, anemia falciforme são mais propícias a adquirir problemas renais, por isso é importante avaliação constante, independentemente de ser “criança, adulto ou idoso”.

A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a médica Fátima Gestera, chama atenção para a importância do diagnóstico e acompanhamento especializado. “Quanto mais cedo se detecta o problema, mais fácil pode ser o tratamento”. Segundo ela, a Bahia tem hoje mais de 6 mil pacientes em hemodiálise.

O Município atende hoje 105 pacientes, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos moradores de Camaçari, são atendidas pessoas de Dias D’Ávila, Mata de São João e Pojuca.

A eficiência do serviço prestado pelo Município é destacada pelo vice-presidente da Associação dos Renais Crônicos de Camaçari e região, Natanael Alcântara. “A Secretaria de Saúde facilita o acesso aos exames que fazemos constantemente, oferece medicamento, cesta básica, transporte e atua, junto com o governo do Estado, no Hospital Geral”.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.