Como parte da política de assistência a pacientes renais de Camaçari, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou sábado (14/06), a 1ª Feira da Prevenção às Doenças Renais.
Durante todo o dia, as pessoas puderam realizar exames de sangue e de urina, controle de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de material educativo e orientação médica.
As avaliações ajudam a detectar algum tipo de comprometimento dos rins. A aposentada Madalena Nascimento, 65 anos, aproveitou para fazer todos os exames disponíveis. Eventos como este são importantes porque ajuda na prevenção e na descoberta de algum problema de saúde. Como tenho pressão alta, faço exames sempre.
De acordo com o especialista em Nefrologia, doutor Humberto Santos, pessoas com pressão arterial alta, diabetes, anemia falciforme são mais propícias a adquirir problemas renais, por isso é importante avaliação constante, independentemente de ser criança, adulto ou idoso.
A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a médica Fátima Gestera, chama atenção para a importância do diagnóstico e acompanhamento especializado. Quanto mais cedo se detecta o problema, mais fácil pode ser o tratamento. Segundo ela, a Bahia tem hoje mais de 6 mil pacientes em hemodiálise.
O Município atende hoje 105 pacientes, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos moradores de Camaçari, são atendidas pessoas de Dias DÁvila, Mata de São João e Pojuca.
A eficiência do serviço prestado pelo Município é destacada pelo vice-presidente da Associação dos Renais Crônicos de Camaçari e região, Natanael Alcântara. A Secretaria de Saúde facilita o acesso aos exames que fazemos constantemente, oferece medicamento, cesta básica, transporte e atua, junto com o governo do Estado, no Hospital Geral.