A Feira de Saúde no bairro Nova Vitória foi marcada pela ampla participação da comunidade. A iniciativa da Prefeitura, realizada pela Sesau (Secretaria da Saúde), teve início na manhã deste sábado (15/09) e segue até às 16h, no Centro de Educação Municipal Paulo Freire.
Para atender a demanda, a Sesau montou esquema especial e destacou 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e atendentes do setor administrativo e de apoio.
Quem compareceu a feira pôde realizar consultas médicas nas áreas clínica, pediátrica e ginecológica. Também foram disponibilizados serviços de verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia, tipagem sanguínea, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), tuberculose e LER/DORT, este último relacionado a lesões por esforços repetitivos e distúrbio osteomuscular referente ao trabalho.
Na área nutricional, além da pesagem das crianças, foi realizado também um trabalho especial para o público infantil no sentido de internalizar, de forma lúdica, a incorporação de hábitos alimentares saudáveis durante as refeições.
Também foi apresentada a pirâmide alimentar, que consiste em ilustrar quais alimentos devem ser priorizados. “A pirâmide mostra de forma ordenada a prioridade dos alimentos que devemos ingerir, dos mais importantes, concentrados na base, até os menos aconselhados, localizados no topo”, explicou a coordenadora de alimentação e nutrição do Município, Gabriela Mendes.
A criançada também participou atenta das orientações sobre a escovação correta dos dentes e em seguida fez aplicação de flúor no Escovódromo. Já os moradores que ainda não possuiam o cartão SUS, tiveram a chance de fazer o cadastramento.
A feira contou ainda com a participação da equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que disponibilizou um microscópio para visualização do ciclo de desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, esclareceu dúvidas e distribuiu tampas para tonéis. A ação foi realizada por agentes de combate às endemias.
A moradora da rua Lamarca, Vilma Diogo, 33 anos, aproveitou a Feira para atualizar a caderneta de vacinação da pequena Lorena dos Santos, de apenas seis meses. “A Feira de Saude é uma ação muito boa, pois é feita perto de casa e possibilita passar por vários atendimentos no mesmo dia”, declarou a dona de casa, acompanhada das duas outras filhas, Lívia e Lara, de 10 e 3 anos, respectivamente.
Para Bárbara Maria Santana, 24 anos, mãe de Nicole Santos, 5 anos, os serviços oferecidos estão aprovados e facilitam bastante a vida dos moradores.
De acordo com informações da Sesau, a estimativa é de que aproximadamente 3 mil pessoas compareçam à Feira do bairro Nova Vitória, a quinta realizada neste ano. A próxima acontece dia 22 de setembro na localidade de Barra do Pojuca.
Este ano, a ação contemplou os bairros Parque Verde, Verdes Horizontes e os distritos Vila de Abrantes e Monte Gordo.