Feira de Saúde beneficia Açu da Capivara

Iwwa Agência
Publicado 18/04/2008 12:04:47

A população de Açu da Capivara, zona rural de Camaçari viveu uma manhã diferente nesta sexta-feira (18/04). Pela primeira vez foi realizada na praça principal, uma Feira de Saúde que ofereceu serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, distribuição de camisinha, orientação sobre a saúde da mulher, saúde bucal e palestra sobre formas de prevenção da dengue.

A feira promovida pela Secretaria da Saúde (Sesau), através da Unidade Básica de Arembepe, teve o objetivo de levar ações de saúde a uma área de difícil acesso, incentivando a pratica de atividades físicas na busca por melhor qualidade de vida.

Segundo o coordenador da feira, Mario Machado, a proposta da Sesau é atender uma comunidade diferente a cada mês. A medida vai beneficiar todas as comunidades que vivem em locais de difícil acesso, distantes das unidades de saúde.

A abertura contou com a encenação de uma peça de teatro feita pelos agentes de saúde, enfocando a importância da prevenção da diabetes e hipertensão. Logo após foi sorteada uma cesta com legumes, frutas e verduras, produtos fundamentais para uma alimentação saudável.

A dona de casa Maria de Lourdes Santiago da Silva, 58 anos, estava contente com a iniciativa. “Quando preciso de médico tenho que atravessar o rio de barco para chegar até Arembepe. Assim é bom porque somos consultadas na hora.” João Andrade, 75 anos também estava ansioso pelo atendimento. Ele é morador do local há 30 anos e disse que “pela primeira vez os moradores estão sendo lembrados. Toda ajuda é sempre bem-vinda”.

As crianças também foram beneficiadas com a ação através da equipe de saúde bucal, que realizou palestra sobre escovação e distribuiu escovas de dente. Julia dos Santos, oito anos, estava radiante. “Esta é a primeira vez que ganho uma escova porque minha mãe não tem dinheiro pra comprar.”

A feira foi encerrada com uma caminhada ao redor da praça, entre moradores e a equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, dentista e agentes de saúde.

Foto: Agnaldo Silva

As crianças gostaram da aula de escovação -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as dos...

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de campeonato no Piauí

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de c...

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us