Feira alerta sobre males do tabagismo

Iwwa Agência
Publicado 29/08/2011 02:08:07

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira (29/08), o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) realizou uma feira itinerante de combate ao tabagismo. A ação, que teve início às 8h30, no Centro Comercial, percorreu as praças Desembargador Montenegro e Abrantes. Os bairros Nova Vitória e Novo Horizonte recebem a iniciativa nesta tarde.

O objetivo da iniciativa é alertar a população sobre os danos que o cigarro causa à saúde. Além de distribuir material educativo, a feira ofereceu aos fumantes o teste de Fagerstrom, exame que ajuda a estimar o grau de dependência da nicotina. Os resultados estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (05/09), na sede do Ceonc. Segundo a enfermeira do Ceonc, Adriana Brandão, as informações de saúde dessas pessoas serão armazenados em um banco de dados do Município.

No momento, Camaçari ainda não dispõe do tratamento medicamentoso. O Ceonc oferece apenas orientação para as pessoas que desejam parar de fumar, com informações sobre os malefícios do cigarro e práticas de hábitos saudáveis no combate à dependência do fumo.

O balconista Jorge Conceição achou a feira interessante e uma boa oportunidade para conhecer os tratamentos disponíveis. Fumante há 25 anos, ele já tentou várias vezes deixar de fumar sem sucesso. Agora, ele espera se desvincular do vício com a ajuda de um profissional e “com muita força de vontade”, salienta.  

O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que fica na rua Delegado Cleyton Leão, n° 178, Centro.

Foto: Agnaldo Silva

Feira de combate ao tabagismo é itinerante -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us