Fé e alegria marcaram a homenagem

Iwwa Agência
Publicado 08/01/2011 10:01:14

Camaçari amanheceu em festa, sexta-feira (07/01), com as comemorações do padroeiro do Município, São Thomaz de Cantuária. Alvorada, fogos, carreata, missas e adorações aconteceram durante todo o dia.

Por volta das 16h30, uma multidão com cerca de 10 mil fiéis acompanhou a tradicional procissão, que este ano saiu da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, situada no bairro Novo Horizonte, rumo a Catedral de Camaçari, na praça Desembargador Montenegro. Durante o trajeto,  famílias inteiras saíram para ver o cortejo.

O prefeito Luiz Caetano, acompanhado da vereadora Luiza Maia, salientou a importância das comemorações.

“Além de contribuir para a formação do caráter, a religião prepara as pessoas para a vida e pós-vida”, afirmou o gestor.

Caetano ainda falou sobre a criação da diocese. “Este ano é especial, pois além da festa do padroeiro comemoramos também a criação da diocese, graças inclusive, aos trabalhos desenvolvidos pelos padres do Município, no que diz respeito a religiosidade e ao social”, comentou.

O destaque deste ano ficou para o grande número de crianças, adolescentes e jovens que seguiram com os grupos religiosos em louvor ao padroeiro.

Em um trio elétrico, o padre Jorge Bomfim Costa, pároco da diocese, iniciava os cânticos e orações que, simultaneamente, eram entoados com alegria e satisfação pelos adoradores de São Thomaz.

Para a técnica de contabilidade e catequista Gilvânia Santos, 42 anos, a festa do padroeiro é um momento marcante.

“Diante da violência que presenciamos no dia-a-dia é um marco ver a cidade parar para orar”, revelou a moradora da Gleba B, que levou as filhas.

Na missa campal, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gregório, foram abordados os ensinamentos deixados pelo santo.

“O exemplo de vida de São Thomaz de Cantuária é lembrado por esta cidade, que o escolheu como padroeiro. Por ser um Município maravilhoso e de grande santidade, o reconhecimento veio com a criação da diocese”.

De acordo com a devota do santo, Auriete Veloso, que faz questão de acompanhar os festejos todos os anos, “é importante se espelhar em São Thomaz e em pessoas que se dedicam a Jesus Cristo”.

Padre Jorge ainda convidou a comunidade para a instalação oficial da diocese de Camaçari, que contemplará as cidades de Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Terra Nova, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.

A cerimônia começa às 14h, do dia 19 de fevereiro, na Catedral, apenas para o clero, autoridades políticas e municipais e contará com a presença de aproximadamente 100 bispos de todo o Brasil.

Em seguida, às 15h, será realizada uma celebração no Estádio Armando Oliveira para o público.

Estiveram presentes na procissão e missa campal que foi encerrada com show pirotécnico, os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, da Educação, Luiz Valter Lima, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, e da Cultura, Vital Vasconcelos.

Prestigiaram também os deputados federal Nelson Pelegrino (PT) e estadual, Bira Coroa (PT), além do presidente da Câmara, Zé de Elísio (PTdoB), dos vereadores José Marcelino (PT), Antônio Elinaldo Araújo (DEM), Jorge Curvelo (DEM) e Paulo Mendes da Silva (PT).

Slideshow | 5 fotos

Fé e alegria marcaram a homenagem

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.