Faxinaço visa controlar mosquitos transmissores

Iwwa Agência
Publicado 23/07/2015 03:07:35

A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), vai realizar mais um faxinaço de mobilização para intensificar o enfrentamento ao Aedes Aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A ação, que faz parte do Programa Municipal de Controle da Dengue, acontece na sexta-feira (24/07), das 8h às 13h, na localidade de Catu de Abrantes, mais precisamente nas regiões de Sucupió, Novo Horizonte e Mutirão de Abrantes. A concentração da equipe será no Instituto Comvida, situado na rua Novo Horizonte, em Sucupió.

Realizado pelo Departamento de Vigilância à Saúde (Devisa) e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o faxinaço visa orientar a população para a realização de ações diárias de limpeza preventiva contra focos dos mosquitos nas residências e arredores, por meio de um trabalho contínuo de higiene doméstica e consciência ambiental.

Na oportunidade, os 150 profissionais envolvidos na ação visitarão os 1.474 imóveis existentes nas três regiões. Na mobilização, eles farão as inspeções para identificação, eliminação e tratamento dos criadouros com larvas, remoção mecânica de criadouros móveis, distribuição de sacolas e orientação sobre o descarte de criadouros, além da aplicação de larvicida em reservatórios fixos a fim de matar os mosquitos que estiverem na fase adulta.

Além do controle da dengue e demais doenças, a proposta da ação é de estimular sentimentos de responsabilidade, solidariedade, iniciativa e respeito mútuo na comunidade, desencadeando uma discussão em torno de questões relativas ao meio ambiente, saúde e qualidade de vida, enquanto direito à cidadania.

O faxinaço irá mobilizar profissionais das secretarias dos Serviços Públicos, de Educação, da Infraestrutura e da Defesa Civil. Também participam agentes de endemias e comunitários de saúde, além de voluntários da Instituição Comvida e atiradores do Tiro de Guerra. Equipes da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), da Abrantes Ambiental também participarão.

Foto: Adenilson Nunes

Faxinaço de mobilização para intensificar o enfrentamento ao Aedes Aegypti e Aedes albopictus -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.