A Farmácia Popular do Brasil, programa em parceria com o governo federal, será inaugurada em Camaçari na sexta-feira (25/04), às 10h30, na Rua Tupinambá, nº. 43, Centro.
A inauguração contará com as presenças do prefeito Luiz Caetano, dos secretários de Saúde Jorge Sola, do Estado, e Efigênia Cardoso, do Município.
A implantação do equipamento vai proporcionar aos moradores acesso a mais de 100 tipos de medicamentos, com preços até 90% menores do que os praticados no mercado, relacionados às doenças com maior incidência no país como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, cólica menstrual, depressão, asma, infecções e inflamações em geral.
Medicamentos como dipirona em gotas, em frasco de 10ml, terá um custo de R$ 0,70 (setenta centavos) para o paciente, assim como o paracetamol, com valor de R$ 0,09 (nove centavos) por comprimido.
Para efetivar a compra de qualquer medicamento basta apresentar a receita médica de rede pública ou privada, emitidos no prazo de até 180 dias, acompanhada do CPF. A exigência evita a automedicação e o uso impreciso de medicamentos.
De acordo com o assessor da Secretaria de Saúde, Frank Lorens, a Farmácia Popular tem a proposta de oferecer aos cidadãos de Camaçari e àqueles que não têm acesso ao SUS, todos os tipos de remédios com o menor preço possível.
O programa Farmácia Popular do Brasil visa garantir a continuação do uso do medicamento sem que o paciente interrompa o tratamento, reduzir o impacto no orçamento familiar e facilitar o acesso a esses produtos.
Além da Farmácia Popular, a prefeitura de Camaçari distribui para a população, em suas unidades de postos de saúde, em torno de 276 tipos de medicamentos gratuitos.
Os remédios atendem aqueles que sofrem de hipertensão, diabetes, asma, rinite alérgica, entre outras doenças.