Há seis meses em funcionamento, a Farmácia Popular de Camaçari aumentou o movimento em 50% com a venda, a preço de custo, de medicamentos considerados essenciais.
O programa atende toda a população e é dirigido, especialmente, às pessoas que interrompem o tratamento médico por não conseguirem arcar com o preço dos remédios.
Os 94 medicamentos comercializados são aferidos, com relação à qualidade e eficácia, pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os remédios mais procurados são captopril, para pressão alta, omeprazol, para úlcera gástrica, e sinvastatina, para colesterol alto, além dos anticoncepcionais.
A única condição para aquisição dos medicamentos é a apresentação da receita médica ou odontológica. A exigência é para evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.
Os usuários das farmácias populares recebem atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. Segundo a atendente Gleide Amorim, a presença do profissional é indispensável para o bom funcionamento da farmácia. Ela disse que atende por dia cerca de 70 pessoas.
O aposentado Raimundo Santos, de 68 anos, sofre de hipertensão há 20 anos e agradece a Farmácia Popular à possibilidade de poder comprar o remédio a um preço bem acessível, de R$ 0,30. De acordo com ele, em outro lugar a medicação custaria R$ 10,00 e não teria condições de comprar.
A expectativa para os próximos meses é a expansão do serviço para toda população do Município. O objetivo do programa é atender as pessoas que utilizam os serviços privados e conveniados.
A Farmácia Popular atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.

Farmácia comercializa 94 medicamentos a preço de custo -