Famílias carentes ganham refrigeradores

Iwwa Agência
Publicado 28/02/2011 02:02:12

Há 29 anos com a mesma geladeira em condições precárias de uso, a moradora do bairro Piaçaveira, Ivone do Carmo Barbosa, não cabia em si de tanta felicidade por poder trocar o eletrodoméstico antigo por um novo. “Foi a melhor coisa que podia me acontecer. Eu jamais teria condição de comprar uma geladeira nova.”

A reação da dona de casa é semelhante a de outras pessoas no Município, que estão tendo a chance de trocar o aparelho antigo por um novo. A iniciativa é possível graças ao programa Nova Geladeira, que vai substituir 639 refrigeradores de famílias carentes de Camaçari.

Realizado pela Coelba, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a troca teve início na manhã de segunda-feira (28/02) e acontece até quarta-feira (02/03), no Estádio Armando Oliveira.

Para a secretária da Sedes, Jailce Andrade, a ação é uma oportunidade única para famílias de baixa renda, pois oferece mais qualidade de vida e eleva a auto-estima das pessoas. A substituição ainda contribui com a preservação do meio ambiente, já que o aparelho novo não polui a camada de ozônio.

Moradora do bairro da Piaçaveira, a dona de casa Railda da Silva Costa acredita que a iniciativa deveria ser copiada por outros governos. “Projetos como estes devem ser valorizados por outras prefeituras, pois ajudam pessoas carentes como eu.”

De acordo com o gerente Regional da Coelba, Adílson Santiago, esta é a segunda edição do projeto no Município. Para ele, a troca promove o uso racional da energia, adequando à capacidade de pagamento do cliente, e proporciona uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, que podem acondicionar de forma mais adequada os alimentos.

Segundo estudos da Coelba, uma geladeira em estado ruim pode responder por até 70% da conta de energia de uma residência. Com a nova, as famílias poderão reduzir em até R$ 31,00 a conta de luz. As geladeiras velhas serão transformadas em sucatas e vendidas. A renda obtida será revertida para programas de emprego e renda da Coelba.

Em 2010, o programa Nova Geladeira passou por 78 cidades baianas e substituiu mais de 41 mil refrigeradores. No momento da troca, os beneficiados devem apresentar o cupom de cadastramento, RG, CPF e as três últimas contas de energia pagas.

Quem não puder comparecer ao local, deverá fazer uma procuração que autoriza a substituição do equipamento por terceiros. O documento deve estar assinado como no RG do titular. A entrega da geladeira usada e o transporte da nova são de responsabilidade do beneficiado.

ENTREGA

Segunda-feira (28/02) acontece a troca dos refrigeradores para os beneficiados com cupons entre 01 a 50, das 9h às 12h, e 51 a 226, das 13h às 17h.

Na terça-feira (01/03), das 8h às 12h, serão trocados os cupons de número 227 a 402 e das 13h às 17h, de número 403 a 578. E na quarta-feira (02/03), acontece a entrega, das 8h às 12h, de cupons de número 579 a 652.

Slideshow | 5 fotos

Famílias carentes ganham refrigeradores

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.