Nesta quinta-feira (15/09), a Cojuv (Coordenadoria Municipal da Juventude) promoveu a 8ª etapa do Fala Jovem, no Colégio Estadual Cidade de Camaçari, no bairro Gleba A. O objetivo do ciclo de consultas públicas é discutir e elaborar diretrizes para a construção do Plano Municipal da Juventude, que vai nortear as ações do governo para os próximos anos.
Os alunos da escola ficaram responsáveis pela abertura do evento, na parte da manhã. Nesta tarde acontecem a formação de grupos temáticos para debates e a elaboração de propostas na área de cultura, esporte e lazer, educação, saúde, trabalho, emprego e renda, participação política e protagonismo juvenil.
Durante o encontro, também serão eleitos os delegados que, após as consultas públicas, participarão de uma plenária para definir as propostas prioritárias que irão compor o plano municipal. A primeira reunião está prevista para acontecer no final deste mês.
“O ciclo de consultas públicas foi um sucesso”, avalia o coordenador da Juventude de Camaçari, Pedro Bule, complementando que durante o desenvolvimento das atividades foram ouvidos 15 mil jovens do Município. “O Fala Jovem se consolidou como um instrumento de intermediação entre a juventude e o poder público”, destaca.
Para Fernanda Sacramento e Jaaziel Teles, estudantes do 1° ano do Ensino Médio, a iniciativa é interessante, pois permite que o jovem contribua com opiniões. A principal reivindicação de Fernanda é na área de lazer. “Poderiam investir na construção de um cinema e desenvolver mais projetos culturais envolvendo os jovens do Município”, sugere.
Dando continuidade ao ciclo de consultas, será realizada a Arena Universitária, em data e local a ser definido. O encontro é destinado aos estudantes de nível superior de Camaçari.