A chegada da fábrica da Jac Motors começa a gerar resultados positivos para Camaçari. Em cerca de 40 dias, o escritório da montadora chinesa e da SNS Importadora Ltda, empresa responsável pela importação dos veículos, começam a funcionar no Município. Atualmente, os escritórios funcionam no Porto de Aratu, em Salvador.
A vinda dos escritórios beneficia os moradores da cidade, uma vez que serão recolhidos impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), arrecadações estas que serão aplicadas na saúde, educação e infraestrutura.
Em média, o Município deve arrecadar de ISS, o valor de 3%, a depender do serviço. Com relação ao IPVA, o valor do imposto sobre o veículo será divido em 50% para cidade e a outra metade para o Estado, assim como será feita a divisão do ICMS em 75% para o Estado e 25% para Camaçari.
Na última terça-feira (06/09), foi assinado o termo de compromisso entre o prefeito Luiz Caetano e diretores da Jac Motors, confirmando a instalação da fábrica em Camaçari.
“Apesar de a construção da fábrica está prevista para começar no próximo mês, o Município já pode arrecadar os impostos com a instalação dos escritórios”, informa o secretário da Fazenda, Paulo Cezar Gomes, ao ressaltar que as empresas preparam a documentação para apresentar à Junta Comercial.
Além da instalação dos escritórios, o acordo entre a Jac Motors e a Prefeitura de Camaçari prevê ainda a contratação da mão-de-obra local, um Centro de Distribuição e também a construção de uma escola de ensino médio com capacidade para até 5 mil alunos.
A unidade da montadora em Camaçari irá fabricar 120 mil veículos por ano.

Instalação da Jac Motors prevista para outubro -