Fábrica confirmada em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2012 05:09:50

A implantação da unidade fabril da Foton Motor do Brasil em Camaçari foi garantida com a assinatura do protocolo de intenções e do termo de compromisso, na tarde desta sexta-feira (14/09).

A primeira cerimônia foi realizada em Salvador, na sede da Governadoria, às 14h. O documento foi assinado pelo governador Jaques Wagner e por executivos da empresa. 

“Camaçari se fortalece cada vez mais como o maior Complexo Industrial Integrado da America Latina, sobretudo pela proatividade do prefeito Luiz Caetano que busca atrair novos investimentos para o Município”, salientou o governador.

Para o prefeito Luiz Caetano, a instalação da Foton em Camaçari, a segunda montadora chinesa a confirmar a implantação no Município, em menos de duas semanas, é motivo de grande felicidade. “A chegada da Foton consolida o polo automotivo da Bahia e consequentemente de Camaçari, que já possui a Ford e, em breve, terá também a Jac Motors. A cidade está festejando este momento”, declarou.

Na ocasião, o vice-presidente da Foton Motor Group na China, Jean Feng, agradeceu o apoio do governo do Estado e explicou que a escolha pelo novo investimento foi pautada no fato de que o Brasil é uma grande economia e o 4° maior mercado automobilístico no mundo.

De acordo com o diretor executivo da Foton Motor do Brasil, Osmar Hidalgo, Camaçari foi escolhida pela proximidade de portos, o que facilita a logística da fábrica, a presença de fornecedores especializados e o crescimento do parque automobilístico. O executivo informou ainda que há a intenção de implantar uma rede de concessionárias e assistência técnica para os veículos comercializados no país.

Segundo o secretário estadual da Indústria e Comércio, James Correia, a área onde será construída a unidade fabril está pré-licenciada e fica nas proximidades da fábrica de pneus Continental, parte da poligonal do Polo Industrial.

A previsão é de que a implantação da Foton seja iniciada ainda no final deste ano, a partir das obras de terraplanagem.

Estiveram presentes na cerimônia o Senador da República, Valter Pinheiro (PT), os secretários estaduais da Fazenda, Luiz Petitinga, e do Planejamento, José Sergio Gabrielli, além de executivos chineses da Foton e da sócia proprietária da empresa no Brasil, Roberta Prado.

TERMO DE COMPROMISSO

Após a assinatura do protocolo de intenções, em Salvador, o prefeito Luiz Caetano e a comitiva da Foton vieram para Camaçari, onde assinaram o termo de compromisso da instalação da fábrica no Município. A cerimônia aconteceu no Memorial do Polo Industrial de Camaçari.

Na avaliação do secretário de Relações Institucionais, Djalma Machado, a implantação da Foton Motor do Brasil em Camaçari é resultado da parceria entre Camaçari e cidades da China, durante visita do prefeito Luiz Caetano ao referido país, em 2006. A viagem teve o intuito de atrair novos investimentos para o Município.

O governador Jaques Wagner foi representado no evento pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio, Luiz Gonzaga Souza. A assinatura do Termo de Compromisso contou com uma performance das alunas do curso de Ginástica Rítmica da Cidade do Saber.

FOTON

Com investimentos de US$ 300 milhões, a unidade da Foton Motor do Brasil deve iniciar as atividades em 2013, com objetivo de produizr 30 mil veículos comerciais leves, por ano, até 2017.

A montadora chinesa ficará em uma área de 1 milhão de metros quadrados, onde irá trabalhar, inicialmente, com duas linhas de produção paralelas. A intenção é de que sejam lançados dois modelos, ainda não definidos, no mercado brasileiro.

Considerada a maior fabricante de veículos comerciais e pesados do mundo, a montadora Foton vai gerar 7 mil novos empregos, entre diretos e indiretos, contemplando os moradores de Camaçari e região.

Com sede em Changping District, em Beijing, a Foton produz anualmente mais de 700 mil veículos em unidades espalhadas pela China e em várias cidades do mundo. Montadora tem um quadro de mais de 26 mil funcionários.

Slideshow | 4 fotos

Fábrica confirmada em Camaçari

Mais Notícias

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.