Fábrica confirmada em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2012 05:09:50

A implantação da unidade fabril da Foton Motor do Brasil em Camaçari foi garantida com a assinatura do protocolo de intenções e do termo de compromisso, na tarde desta sexta-feira (14/09).

A primeira cerimônia foi realizada em Salvador, na sede da Governadoria, às 14h. O documento foi assinado pelo governador Jaques Wagner e por executivos da empresa. 

“Camaçari se fortalece cada vez mais como o maior Complexo Industrial Integrado da America Latina, sobretudo pela proatividade do prefeito Luiz Caetano que busca atrair novos investimentos para o Município”, salientou o governador.

Para o prefeito Luiz Caetano, a instalação da Foton em Camaçari, a segunda montadora chinesa a confirmar a implantação no Município, em menos de duas semanas, é motivo de grande felicidade. “A chegada da Foton consolida o polo automotivo da Bahia e consequentemente de Camaçari, que já possui a Ford e, em breve, terá também a Jac Motors. A cidade está festejando este momento”, declarou.

Na ocasião, o vice-presidente da Foton Motor Group na China, Jean Feng, agradeceu o apoio do governo do Estado e explicou que a escolha pelo novo investimento foi pautada no fato de que o Brasil é uma grande economia e o 4° maior mercado automobilístico no mundo.

De acordo com o diretor executivo da Foton Motor do Brasil, Osmar Hidalgo, Camaçari foi escolhida pela proximidade de portos, o que facilita a logística da fábrica, a presença de fornecedores especializados e o crescimento do parque automobilístico. O executivo informou ainda que há a intenção de implantar uma rede de concessionárias e assistência técnica para os veículos comercializados no país.

Segundo o secretário estadual da Indústria e Comércio, James Correia, a área onde será construída a unidade fabril está pré-licenciada e fica nas proximidades da fábrica de pneus Continental, parte da poligonal do Polo Industrial.

A previsão é de que a implantação da Foton seja iniciada ainda no final deste ano, a partir das obras de terraplanagem.

Estiveram presentes na cerimônia o Senador da República, Valter Pinheiro (PT), os secretários estaduais da Fazenda, Luiz Petitinga, e do Planejamento, José Sergio Gabrielli, além de executivos chineses da Foton e da sócia proprietária da empresa no Brasil, Roberta Prado.

TERMO DE COMPROMISSO

Após a assinatura do protocolo de intenções, em Salvador, o prefeito Luiz Caetano e a comitiva da Foton vieram para Camaçari, onde assinaram o termo de compromisso da instalação da fábrica no Município. A cerimônia aconteceu no Memorial do Polo Industrial de Camaçari.

Na avaliação do secretário de Relações Institucionais, Djalma Machado, a implantação da Foton Motor do Brasil em Camaçari é resultado da parceria entre Camaçari e cidades da China, durante visita do prefeito Luiz Caetano ao referido país, em 2006. A viagem teve o intuito de atrair novos investimentos para o Município.

O governador Jaques Wagner foi representado no evento pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio, Luiz Gonzaga Souza. A assinatura do Termo de Compromisso contou com uma performance das alunas do curso de Ginástica Rítmica da Cidade do Saber.

FOTON

Com investimentos de US$ 300 milhões, a unidade da Foton Motor do Brasil deve iniciar as atividades em 2013, com objetivo de produizr 30 mil veículos comerciais leves, por ano, até 2017.

A montadora chinesa ficará em uma área de 1 milhão de metros quadrados, onde irá trabalhar, inicialmente, com duas linhas de produção paralelas. A intenção é de que sejam lançados dois modelos, ainda não definidos, no mercado brasileiro.

Considerada a maior fabricante de veículos comerciais e pesados do mundo, a montadora Foton vai gerar 7 mil novos empregos, entre diretos e indiretos, contemplando os moradores de Camaçari e região.

Com sede em Changping District, em Beijing, a Foton produz anualmente mais de 700 mil veículos em unidades espalhadas pela China e em várias cidades do mundo. Montadora tem um quadro de mais de 26 mil funcionários.

Slideshow | 4 fotos

Fábrica confirmada em Camaçari

Mais Notícias

Horto Florestal recebe Festival da Sustentabilidade em junho

Horto Florestal recebe Festival da Sustentabilidade em junho

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.